Renda Extra

08/06/2015

Especial Namorados - Alianças de Compromisso

O costume de usar a aliança de compromisso é de origem Européia, onde somente as mulheres usavam o anel. Tempos depois os homens adotaram a tradição (mas sejamos verdadeiros, alguns não). 
Do latim alligare, significa estabelecer uma união. Ou seja, criar uma aliança é ter um acordo entre duas pessoas que se amam e desejam permanecerem juntas.

Segundo a uma lenda Egípcia, o anel simboliza a eternidade que devido ao seu formato circular (não tem começo e nem fim) e seria a continuidade e devoção do amor ao longo da vida. 

OURO OU PRATA?


Para diferenciar do noivado, a aliança deve ser de prata ou aço. Com a atualidade, temos muitas variedades de anéis desse estilo. Para quem gosta de novidades, as opções são diversas e a criatividade é o que manda, mas não esqueça que o namorado também usará, portanto cuidado para não ser extravagante.

EM QUAL DEDO USAR?

A aliança de namoro é usada no dedo anelar da mão direita, é o mesmo usado pelo aliança de noivado. Já a de casamento é na mão esquerda.

Existe uma lenda chinesa que explica o porquê:
  • Polegares representam os pais;
  • Indicadores representam os irmãos e amigos;
  • Dedo Médio representa a você mesmo;
  • Anelar representa o cônjuge e
  • Mindinho representa os filhos.

Faça o teste: una as mãos palma com palma e deixe os dedos médios apontando para você mesmo.

Agora separe paralelamente os polegares, que representam seus pais, viu que consegue. Una-os novamente e tente agora separar indicadores e posteriormente os mindinhos. Note que todos separam de forma fácil, pois os pais um dia se vão ou porque casamos e saímos de casa ou porque precisarão partir desse mundo, os amigos e filhos são a mesma coisa, um dia esses seguirão seus caminhos. 
Por último tente fazer o mesmo com os anelares, curiosamente não conseguimos. A explicação dada pelos chineses é que o casal destina-se à união até o fim de seus dias de vida e por esse motivo o anel é usado nesse dedo.

Interessante, não é??? 

GRAVAR FRASE OU NOME?

Não há regra quanto a isso, as intenções estão em alta e desde que caiba no anel, as frases tem se tornado as principais escolhas.
Caso prefira, pode-se escrever os nomes do casal, apenas do parceiro, apelido, com ou sem data.


Outras perguntas como por exemplo "Posso começar a usar o anel no primeiro mês de namoro?" ou "A menina pode dar a aliança de compromisso para o namorado? Tem respostas totalmente positivas, pois a flexibilidade e modernidade permitem isso. Então não há tempo certo, não tem problema dar a aliança, o que importa é o sentimento que existe entre os dois e é claro que o parceiro deve estar de acordo com isso.

Claro que muitos apaixonados usam outras peças para demonstrar o amor como pingentes, pulseiras com plaquinhas, cordão com o nome.
Mas o verdadeiro significado é o que o casal sente, é o amor, o carinho, o companheirismo, fidelidade, amizade e muitos outros sentimentos.

Veja também:


Um comentário:

  1. Ah eu adoro aliança de compromisso.. é uma ótima dica para o dia dos namorados <3
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir

Política de Privacidade Política de Cookies