Renda Extra

22/12/2015

Exames de rotina que toda mulher deve fazer

As mulheres estão se cuidando mais e preocupadas com a saúde. Uma prova disso é que a quantidade de consultas médicas marcadas para mulheres aumentaram muito nos últimos anos. São vários os fatores que influenciaram no despertar da conscientização feminina de que a mulher e o seu corpo também precisam de cuidados para prevenir desde as doenças até as mais complexas que exigem tratamentos intensos. A campanha contra o câncer de mama é a principal entre todas que estão a favor da saúde da mulher, ressaltando a importância de fazer o auto exame e a mamografia, pelo menos uma vez ao ano.

É indispensável que a mulher faça consultas periódicas ao ginecologista, pois nessas consultas é possível se prevenir de doenças ginecológicas, pegar encaminhamento para mamografia e exames importantes como um exame endoscópico para avaliar profundamente o sistema reprodutivo, exames sorológicos que pesquisam a imunidade contra determinadas doenças, como rubéola, toxoplasmose e citomegalovirose em caso de planejamento para engravidar. Enfim, o ginecologista é responsável por analisar de forma mais ampla a saúde feminina, por isso é recomendado, no mínimo três consultas anuais.

Quais são os exames de rotina que toda mulher deve fazer

Para avaliar a saúde é preciso se submeter a alguns exames como glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, creatina que é a avaliação da função renal, TGO e TGP para avaliação da função hepática, hemograma e exame de urina. Todos esses exames ajudam a dar uma noção de como está o funcionamento do organismo da mulher, a partir dos resultados o médico saberá se há necessidade de pesquisar de forma mais profunda algum órgão que apresentou resultados anormais, se é preciso utilizar algum medicamento ou que de acordo com os exames não há motivos para se preocupar.

A endoscopia e colonoscopia também são indispensáveis e devem ser solicitadas pela mulher nas consultas ao ginecologista, o exame é feito com a introdução de um tubo flexível nas regiões oral e anal, com a função de investigar a presença de doenças no esôfago, estômago, intestinos e ânus, ajudando a prevenir ou detectar cânceres nessas regiões. É indicado que a mulher comece a fazer esses exames uma vez ao ano a partir dos 30 anos. 

Exames preventivos que toda mulher deve fazer

A lista de exames importantes que toda mulher deve fazer é ainda mais extensa, o papanicolau, por exemplo, deve ser realizado após o início da vida sexual da mulher ou depois dos 18 anos. Ele deve ser repetido anualmente para prevenir o câncer de colo do útero. A ultrassom transvaginal também é Importante no rastreamento de câncer de ovário e no diagnóstico de miomas e cisto ovariano, este tipo de exame deve ser realizado junto com o papanicolau, após o início da atividade sexual, uma vez por ano.

Por fim, com o aumento dos índices de portadores de HIV, Hepatite B e sífilis, o exame de sangue para detectar a existência dessas DSTs estão sendo solicitados com mais frequência pelos médicos ginecologistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário