18/07/2016

Como Despertar sua Mente com Exercícios

 
Para o nosso corpo se manter forte, definido e saudável, fazemos exercícios e mantemos uma alimentação equilibrada, não é verdade? Com o cérebro isso não é muito diferente. Para mantermos um cérebro ativo e saudável precisamos exercitá-lo e dar as vitaminas que ele necessita para desenvolver mais disposição e energia. 

Com o passar do tempo, o cérebro acaba perdendo sua capacidade de produção máxima e se não praticar exercícios poderá até falhar. Assim como o corpo, sem exercícios ele fica flácido e preguiçoso.

O maior sucesso, quando se fala em exercícios para o cérebro, foi lançado pelo autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, Larry Katz, um renomado neurocientista norte-americano. Ele lançou um tipo de ginástica específica para o cérebro chamado de Neuróbica. 

A Neuróbica nasceu com o objetivo de estimular os cinco sentidos promovendo exercícios simples, mas que farão com que sua atenção, concentração e memória melhore muito. Você conseguirá prestar mais atenção nas ações que está fazendo, minimizando a desconcentração e elevando o poder de sua mente. Não são exercícios novos, mas sim,  atividades de sua própria rotina, que você somente fará de uma forma diferente do seu costume.  

                        
                       Neuróbica: A Arte de Desenvolver a Mente

Os exercícios da neuróbica são realizados através da inversão da ordem de certos movimentos de nosso cotidiano, não havendo modificação na rotina, somente alterando a forma de execução. O principal objetivo da neuróbica é manter o seu cérebro consciente durante a ação contrária de que costuma realizar tal atividade, assim ativando as reações cerebrais e emocionais. 

Os exercícios são simples, como por exemplo, se você tem o costume de ler, com a neuróbica, você terá que ler ao contrário, conversar com uma pessoa que nunca falou com você, estimular de verdade a mente. Essas pequenas ações, geram um estímulo na produção de nutrientes em seu cérebro e desenvolve rapidamente novas células mantendo-o saudável.

Essa mudança de comportamento na rotina é, sem dúvida, estranha para você e pode parecer meio doida. Mas, o criador desse exercício e seus colegas especialistas da mesma área, garantem que não há necessidade de se matar o dia todo em uma revista de palavras-cruzadas para trabalhar sua concentração, basta alguns minutos de neuróbica para trabalhar ativamente o cérebro. 


Todos nós sabemos que existe remédio para memorizar tudo hoje em dia, alguns funcionam até um certo período. Porém, com o passar do tempo, o organismo acostuma e os efeitos podem não ser mais vistos em sua mente. Por isso, nada melhor do que exercícios naturais para manter as atividades cerebrais em dia. Um exemplo é que mesmo tomando suplemento para definir os músculos ou emagrecer, é necessário fazer exercícios, pois são os fatores principais para a saúde e definição de nosso corpo.

A neuróbica vai lhe ajudar a lembrar melhor das informações contidas em seu arquivo mental, mas não desenvolverá um cérebro novo, somente cuidará para que esteja sempre ativo e em perfeito funcionamento. A capacidade cerebral não terá uma mudança drástica, os exercícios ativarão aquela parte do seu cérebro que não se desenvolve por falta de treinamento, causando assim um estímulo maior para a mente. 


Se você costuma escrever somente com a mão direita, é destro, à partir de agora, comece a escrever com a mão esquerda, vende os olhos e tente fazer um desenho ou tente reconhecer um objeto. É difícil sim, mas lembre-se que treinará um lado que nunca foi estimulado e isso fará gerar novas células cerebrais. Esse estilo de exercitar o cérebro, manterá a saúde em dia, reduzindo o aparecimento de doenças cognitivas, como Alzheimer e demência. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies