Renda Extra

28/07/2016

Como funciona o Exame de Ressonância Magnética e qual sua função?


Em algum momento pode ser que você precise fazer o exame de ressonância magnética e não significa que se trate de algo grave, esse é um recurso com uma das tecnologias mais avançadas na medicina para ajudar o médico a ter uma melhor visão e assim poder estabelecer um diagnostico preciso.

Não é necessário todo o excesso de preocupação, o exame não apresenta riscos à saúde nem efeitos colaterais, porém requer um pouco de paciência. Por não ser como o exame de RX, ou seja; é sem irradiação, leva mais tempo para a conclusão, de trinta a quarenta minutos em média.

O médico assistente que realiza o exame fornece todas as informações ao paciente sobre o procedimento e uma delas é que durante o período não deve se movimentar e é preciso ficar imóvel.

Muita gente perde o sono só de ouvir o médico solicitar o exame de ressonância magnética, alguns pacientes perdem literalmente o sono, o apetite e começam a imaginar coisas pensando que pode ter uma grave doença. É exatamente o que não se deve pensar, ao contrário, a prescrição médica é para oferecer ao paciente o melhor tratamento possível, caso apresente alguma patologia ou terá tranquilidade de que está tudo bem, mas para isso e também para acompanhar a evolução e resposta do tratamento. O profissional precisa ter uma fonte segura de avaliação antes de bater o martelo e dizer que os sintomas são apenas de ordem psicológica.

O exame de ressonância magnética tem a função de revelar todo o interior do corpo humano reproduzindo em alta resolução de imagens que antes da sua criação não eram possíveis serem vistas desse modo com tanta clareza, de forma que o médico não somente pode ver todo o campo que for preciso como também tem opções para manipular as imagens podendo inclusive fatiá-las para observar de todos os ângulos.

São poucas as restrições para fazer o exame, por isso é importante que o paciente sempre informe for portador de marca-passo, grampo, fragmento metálico, prótese, implante eletrônico ou qualquer outro material com metal deve informar, pois não é recomendável uma vez que o aparelho de ressonância magnética é um tubo que tem em seu entorno um imã grande.

Apenas esse grupo de pessoas não deve realizar o exame, além das gestantes que não é seguro se submeter se for necessário utilizado contrataste. 

O mais importante é sempre conversar com o seu médico para oferecer e obter todas as informações necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário