20/04/2017

5 Opções Fitness para quem Não Gosta de Academia



Não gosta de academia? Que tal algumas outras opções de treino para manter a forma? 
Quando pensamos na modalidade fitness, que busca a definição muscular, lembramos logo da musculação, praticada em academias. Embora essa atividade física seja a mais popular quando se visa a melhora da estética corporal, ela não é a única.

Se você não é fã de musculação e acha chata ou monótona essa modalidade, há várias outras opções de treino que você pode praticar. 


5 opções de treino


1. Crossfit

O crossfit é um esporte de explosão, força, agilidade, equilíbrio e que visa a melhora do condicionamento físico. Ter um corpo fitness é consequência.

Também se utilizam pesos em alguns exercícios, mas o foco aqui não é trabalhar apenas um grupo muscular. Cada dia é um treino diferente. Não há espaço para monotonia. Veja como é uma aula de crossfit!

2. Natação

A natação é considerada um esporte de baixo impacto para os músculos e articulações, pois não exige contato físico com outros atletas e é praticado na água.

No geral, os nados trabalham braços, pernas, peito, costas, abdômen e lombar. O aumento da capacidade respiratória é evidente, uma outra boa opção é a hidroginástica, veja a diferença entre natação e hidroginástica.

3. Muay Thai

O Muay Thai é característico por trabalhar bastante o condicionamento físico e a flexibilidade dos músculos. É um esporte bastante intenso, que queima muitas calorias por aula.

Por isso, ter uma aparência fitness é natural. Como a maioria das artes marciais, trabalha também a mente e o autocontrole.

4. Dança

Dançar queima calorias e contribui para a definição. A dança proporciona um bom desenvolvimento da coordenação motora e também favorece a interação humana, o combate à timidez e a perda de peso.

Há vários tipos de dança: dança de salão, axé, forró, balé, hip hop, dentre outros. Basta verificar qual tem mais a ver com o seu estilo.

5. Pilates

É uma atividade física que trabalha bastante o autocontrole e a autoestima. Possui baixo impacto, pois os exercícios se baseiam em alongamentos, que não são prejudiciais às articulações e músculos.

Trabalha bastante a região da coluna, a respiração e contribui para a perda de medidas. Conheça 5 exercícios do pilates para fazer em qualquer lugar.


Cuidados necessários

Se você deseja ter um corpo fitness, praticar esporte não é suficiente. É necessário ter bons hábitos alimentares e recorrer à suplementação nutricional quando necessário.

A queima de gordura e definição muscular giram em torno do consumo de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), do funcionamento ideal do metabolismo e do estímulo de alguns hormônios do nosso corpo.

Alimentação e suplementação

Se você deseja definir, nada de exagerar em carboidratos. Ingira, de preferência, os com baixo índice glicêmico (como a batata-doce). Evite-os em excesso no período da noite. Mas não se esqueça: seu corpo precisa deles. Nada de fazer dietas que os eliminem totalmente.

A proteína é necessária para o desenvolvimento muscular. Você não ficará gigante se controlar o consumo de nutrientes e calorias. Ingerir carnes, leite e ovos auxiliará na sua definição, já que eles mantêm os músculos e isso é bom para perda de gordura e estética corporal.

Suplementação é necessária apenas quando se tem muita dificuldade de queimar gordura ou quando o gasto energético diário é muito alto. Pode-se fazer uso do Whey Protein, por exemplo, caso não consiga ingerir a quantidade adequada de proteínas através dos alimentos. Consulte um nutricionista esportivo para saber quais são suas necessidades.

E aí, gostou das opções de atividades físicas? Que tal escolher uma e colocar em prática para ficar mais saudável, bem disposto e confiante? 
Bons treinos!



Renato Santiago
Personal Trainer por profissão, blogueiro por acidente. Treino é mais do que um vício: é um estilo de vida para mim!  CREF: 0859033-G/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário