16/01/2018

Vantagens e desvantagens de colocar sua casa no Airbnb

Quais as vantagens e desvantagens de oferecer sua casa como estadia na hora de se pensar em negócio

Com a ida e vinda de turistas cada vez mais, está em alta a ideia de colocar seu imóvel, casa, apartamento ou até mesmo um quarto, disponível para alugar e assim, poder extrair uma renda extra.

Seja uma viagem de negócios ou uma viagem de lazer, a procura e oferta por esse tipo de serviço, disponível em sites como o Airbnb, cresceu e gerou uma rentabilidade nesta forma de aluguel

Porém, é preciso pensar nas melhores estratégias e medir todos os lados para ver se realmente compensa entrar nessa forma de negócio.

Ao realizar uma viagem, existem vários tipos de acomodações que uma pessoa pode encontrar, dependendo do capital financeiro que deseja investir no cômodo e dos interesses particulares ao realizar uma viagem. Hotéis e hostels, apesar de serem também opções confortáveis e seguras, muitas vezes custam mais caro e/ou não oferecem todo o sistema de comodidade que o viajante procura.

Por isso, a opção de ficar em um imóvel ou quarto de uma casa de outra pessoa surge como uma solução viável e econômica. Evitando gastos muitas vezes com alimentação (por dispor de cozinha e equipamentos) e também pela possibilidade de divisão de despesas, ao dividir os custos com amigos, por exemplo.

Para quem deseja entrar na parceria oferecendo o imóvel ou o cômodo, é preciso pensar em todas as variáveis do assunto. Qual será a duração máxima? Que acomodações oferecerei? Terá algum tipo de serviço que poderei fazer, e assim conseguir um adicional de renda? 
As perguntas são muitas, e ainda, existem opções de aluguel por datas específicas. Ou também em feriados e férias, época em que muitas pessoas necessitam desse tipo de atendimento.

Os sites de aluguel, seja para temporadas ou datas específicas, ajudam tanto o cliente quanto o locatário, estabelecendo uma mediação confiável entre as parcerias. 
Além de oferecer a possibilidade de fotos e informações sobre o imóvel, permite o contato e a interação entre eles. Isso ajuda também o locatário a obter dados de confiança sobre o turista.

O site permite ainda avaliações sobre o inquilino, como uma forma de controle e também segurança para quem vai alugar a casa. As medidas de segurança também recaem sobre as formas de pagamento e garantias dependendo da situação.

Porém, é preciso pensar também em possíveis desentendimentos ao oferecer serviços de hospedagem; procurar sempre manter informações limpas e precisas sobre as condições da estadia para evitar qualquer mal-entendido. Ter uma boa conversa com o futuro inquilino é fundamental para garantir que ambos procuram o mesmo tipo de serviço e as regras que vem com ele, já que isto é a base para o sucesso da hospedagem.

Além do ganho econômico do aluguel, quem disponibiliza a casa para esse tipo de hospedagem se vê diante de uma nova forma de contato, muitas vezes com pessoas de outros estados e até países. Essa troca de culturas e conhecimentos permite que se faça amizades e também interações de tradições, aprendendo a cada novo contato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies