Renda Extra

17/04/2018

Aprenda a decorar sua cozinha

A procura por imóveis menores tem aumentado no mercado imobiliário, muito pela funcionalidade, principalmente em condomínios fechados. Porém muitas pessoas não sabem como decorar um ambiente menor, principalmente a cozinha, um espaço muito utilizado no cotidiano. Com um ambiente mais compacto é preciso pensar em um visual mais usual, charmosa e prática.



Como mobiliar e organizar

A posição dos eletrodomésticos é importante para ganhar espaço. Existe o triângulo de trabalho, que é o acesso aos três pontos principais da cozinha: pia, fogão e geladeira. Esses são os lugares de movimentação que devem estar alinhados, principalmente em cozinhas menores.

Prateleiras são ótimas alternativas para dar a impressão que a cozinha é maior. A prateleira suspensa é muito utilizada, ela pode ser usada para guardar panelas, objetos ou mesmo enfeites. Os armários sem portas tem o poder de otimizar o espaço, ou outra ideia é optar pelas portas de correr translúcidas.

Prefira os móveis arredondados que permite que a cozinha fique mais circulável, além de que, evitam acidentes, pois não possuem pontas. E as formas mais arredondadas combinam com cores mais vibrantes e fortes. Os ganchos também são muito utilizados para conseguir mais espaço, e servem para prender talheres, medidores, xícaras, etc.


Como decorar

Saiba escolher as cores que mais se destacam em uma pequena cozinha, e as claras são as que mais combinam, pois dão a impressão de amplitude. Fuja um pouco do branco, arrisque no bege, marfim e palha e invista em cores mais vibrantes dos eletrodomésticos.

Adesivos ou papel de parede na decoração são muito utilizados e são peças fundamentais, fáceis de instalar e com inúmeros modelos para escolha. Uma dica é utilizar o adesivo lousa, onde pode ser feito listas, desenhos, etc. É preciso se atentar para aos papéis próprios para ambientes mais úmidos, para evitar infiltrações.

O revestimento deve ser bem pensado, pois geralmente a cozinha acumula sujeira e gordura, por isso é importante que os revestimentos sejam fáceis para limpar, de preferência lisas e impermeáveis. A iluminação também é super importante, quanto mais luz natural melhor e utilize luzes mais claras e diretas, evite sombras, isso auxilia na limpeza do ambiente.

Atualmente quem tem o hábito de cozinhar opta por manter uma pequena horta para os temperos. E isso é possível mesmo em cozinhas menores. Faça bom uso dos jardins verticais, a instalação requer somente pendurar uma estrutura de madeira, pallet para usar como vasos com ganchos. A altura varia de acordo com o tipo de planta e o tamanho dos vasos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário