Renda Extra

24/08/2018

8 Mitos e Verdades sobre o Anticoncepcional que você Deve Saber

Muitos mitos e verdades sobre o anticoncepcional que são desconhecidos podem resultar em uma gravidez indesejada. 
Conheça mais sobre o assunto e sane todas as suas dúvidas. 

Prevenir uma gravidez é possível com os avanços tecnológicos, porém, ainda existem muitos mitos e verdades sobre o anticoncepcional. 

Saber diferenciar o que é ou não um fato sobre esse método contraceptivo pode garantir uma maior eficácia na prevenção de uma gestação e cuidar melhor da saúde da mulher.

Para que não restem mais dúvidas sobre esse método, reunimos as principais dúvidas que serão esclarecidas agora.

Mitos e verdades sobre o anticoncepcional

1. O anticoncepcional torna a mulher infértil?

Esse é um dos grandes mitos que rondam esse medicamento. Atualmente, as pílulas contraceptivas são compostas por uma dosagem baixa de hormônios e possuem um efeito bastante limitado.

Não é raro vermos mulheres que esquecem de tomar a pílula por alguns dias engravidarem ou assim que interrompem o uso já iniciarem uma gestação. 

A infertilidade costuma ser resultado de algum problema de saúde e isso só pode ser verificado por um médico.

2. Se eu esquecer de tomar a pílula um dia, posso engravidar?

Sim. O indicado é que o uso seja feito de forma correta, uma vez que a dosagem desse medicamento é bastante baixa e não costuma durar mais do que 24 horas, perdendo o seu efeito.

Se esquecer de tomar por 1 dia ou mais é indicado o uso de outro método contraceptivo, a fim de evitar uma gravidez indesejada. 

3. A pílula engorda?

A pílula não engorda, diferente do que muitos pensam. Existem algumas que, devido aos hormônios presentes na fórmula, podem contribuir com a retenção de líquidos e darem a sensação de inchaço.

Porém, cada organismo reage de uma forma e se estiver sofrendo com o problema, o médico pode trocar o medicamento por outro que ajuda na eliminação dos líquidos. 

4. A pele melhora com o uso do medicamento?

Isso é uma verdade porque a pílula ajuda a regular os hormônios que podem causar excesso de produção de óleo pelas glândulas sebáceas.

Em situações que a mulher sofre com o excesso de acne, o anticoncepcional pode ser usado como um auxiliar no tratamento e cuidado da pele.

5. Perde-se o apetite sexual com o uso do anticoncepcional?

Não existe uma resposta definitiva para essa questão, já que os médicos divergem de opinião em relação ao assunto.

É possível que algumas mulheres sintam a diminuição da libido devido à presença de hormônios e diminuição da testosterona.

Porém, isso não é uma regra, pelo contrário, existem mulheres que têm a sua libido aumentada ou não sofrem qualquer alteração em relação ao desejo.

6. A pílula anticoncepcional faz efeito imediato?

Ao contrário do que muita gente pensa, não é tomando o primeiro comprimido que a mulher estará livre de uma gestação.

O organismo demora um tempo para se adaptar as novas dosagens de hormônios e evitar a fecundação. Somente a partir do segundo mês é que ela terá um resultado mais eficaz, se for consumida de forma correta.

7. Existem remédios que cortam o efeito do anticoncepcional?

Sim. Se houver interação medicamentosa, como ocorre nos antibióticos, o anticoncepcional acaba perdendo o seu efeito.

Por isso, sempre que o médico prescrever algum remédio é preciso verificar se o efeito da pílula não pode ser anulado e usar outro método contraceptivo. 

8. Se tomar o mesmo anticoncepcional por muito tempo, ele perde o efeito?

Não. É possível utilizar por muitos anos o mesmo anticoncepcional e ele continuar prevenindo a gravidez. 

A troca só é recomendada quando o médico percebe que o organismo não está se adaptando bem ao medicamento.

Se ainda restou alguma dúvida sobre os mitos e verdades sobre o anticoncepcional é indicado que se procure um profissional da saúde que poderá orientá-la corretamente. 

Saiba mais sobre o tratamento contraceptivo hormonal, conheça seus benefícios e também fique por dentro dos efeitos colaterais do medicamento


Foto: Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário