Renda Extra

21/08/2018

Aparecimento de Caroços após a Depilação - Dicas de Prevenção

O aparecimento de carocinhos após a depilação é completamente normal e não deve gerar preocupação. 

Quando os pelos são removidos à força, como acontece na depilação, é causado um estresse na pele envolvente. Muitas pessoas desenvolvem pequenos caroços e focos de inflamação depois de um procedimento deste tipo. 

Apesar de eles desaparecerem após alguns dias, o tratamento adequado pode acelerar a recuperação e prevenir caroços num procedimento futuro. Caroços no braço, caroços na atrás da orelha ou caroços embaixo do queixo são problemas mais graves, que merecem outro tipo de atenção.

O que causa a formação destes caroços?

Muitas pessoas desenvolvem foliculite, uma erupção irregular e espinhenta, após a depilação. Geralmente é causada por uma inflamação, que desaparecerá sozinha sem a necessidade de um tratamento específico. 

Se você tem caroços brancos ou cheios de líquido que duram mais que alguns dias, sua foliculite pode ser o resultado de uma infecção mais grave. Estas podem ser tratadas em casa, com recurso a remédios caseiros ou medicação sem prescrição médica. 

Se você desenvolver caroços após o término da inflamação inicial, até a um máximo de uma semana após a depilação, eles podem ser um resultado de pelos encravados. Pelos encravados são um tipo específico de foliculite. Eles se formam quando o cabelo cresce de volta para dentro da pele, em vez de sair da superfície da pele. 

Pelos encravados causam pequenos caroços redondos ou pústulas que se assemelham a acne. O cabelo pode ou não estar visível dentro do caroço. Há maior probabilidade de você desenvolver pelos encravados se o seu cabelo for naturalmente crespo ou grosso. 

Embora os pelos encravados possam eventualmente romper a superfície por conta própria, há várias medidas que você pode tomar para ajudar a trazê-los à superfície e aliviar seus sintomas.

Dicas rápidas para reduzir o inchaço e a inflamação

Apesar de a melhor tática ser não tocar nos carocinhos e deixá-los desaparecer por conta própria, existem algumas dicas que podem ser úteis para você reduzir o inchaço e a inflamação.
  • Use roupas mais largas. Roupas apertadas pode aumentar a irritação numa pele que já se encontra extremamente sensível.
  • Aplique uma compressa molhada e fria para ajudar a aliviar a zona afetada. Você pode fazer isto passando um pano limpo por água fria. Aplique a compressa na área afetada por até 20 minutos.
  • Use uma compressa quente para retirar os pêlos encravados. Você pode usar uma almofada térmica ou fazer uma compressa de sua preferência, molhando uma toalha limpa com água quente. Aplique a compressa na área afetada durante 5 minutos por cada vez.
  • Evite tocar ou tentar abrir os caroços. Para além de isto poder causar estragos em sua pele, você pode estar a introduzir bactérias em seu corpo e aumentar o risco de infeção.

O que fazer antes e após a depilação

Como você gerencia e evita os caroços após a depilação depende de alguns fatores:
  • em que zona do corpo foi feita a depilação
  • quando você fez a depilação
  • sensibilidade da pele
Se você for a uma esteticista, sua especialista deve fornecer informações detalhadas sobre cuidados posteriores específicos para a área. Aqui estão algumas recomendações gerais. Imediatamente após a depilação:
  • Aplique uma compressa fria ou tome um banho frio para reduzir a irritação e a sensibilidade. Evite duches ou banhos quentes.
  • Use roupas folgadas para evitar atrito e irritação.
  • Evite produtos perfumados, loções e cremes que possam irritar a pele sensibilizada.
  • Aplique um creme de cortisona sem receita médica na área depilada para reduzir a inflamação.
  • Evite atividade física excessiva por 24 horas após a depilação. A transpiração pode irritar a pele recém-encerada.
Um a dois dias após a depilação:
  • Continue a usar roupas folgadas para reduzir o atrito.
  • Continue a evitar óleos e cremes perfumados. Você pode aplicar um gel suave, como aloe vera, para ajudar a acalmar a pele, caso sinta que é necessário.
Entre depilações:
  • Limpe e esfolie regularmente. Remove a pele morta e outros detritos pode ajudar a liberar o cabelo incorporado e evitar pêlos encravados quando depilar seu corpo.
Para mais artigos da Drª. Larissa Carvalho pode visitar o blogue Saúde SOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário