Renda Extra

30/11/2018

Conheça os fatores que retardam o envelhecimento da pele

Descubra quais cuidados ter com a pele para minimizar 
os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão

Cada vez mais homens e mulheres estão dedicados a cuidar da pele para retardar o envelhecimento, mantendo uma aparência mais jovial por mais tempo e obtendo os benefícios estéticos e de saúde por essa escolha.

O envelhecimento precoce está muito relacionado à manutenção de certos hábitos e dessa forma, ao combater esses sinais, automaticamente também se está evitando alguns problemas de saúde decorrentes de costumes prejudiciais.

Existem diversas marcas que podem indicar o envelhecimento, como manchas na pele, excesso de linhas de expressão, sulcos faciais, rugas, flacidez e outros. O combate a esses problemas também podem ser realizados de diferentes formas, como com tratamentos diários ou cirúrgicos, por exemplo.

A seguir destacamos 6 dicas que contribuem para retardar o envelhecimento da pele. Confira!

Use filtro solar

Um dos cuidados diários com a pele mais importantes é o uso do filtro solar. A aplicação deve ser realizada todos os dias, com uma reaplicação a cada três horas e, ainda assim, deve-se evitar a exposição entre as 10 e as 16 horas.

O sol é um dos principais fatores que causam o envelhecimento da pele, podendo causar o ressecamento, flacidez, surgimento de rugas, manchas e, caso a exposição seja contínua e sem proteção, câncer de pele.

O protetor solar evita danos mais severos a pele, como queimaduras e descamação, e também minimiza dos problemas de longo prazo ao proteger contra os raios UVA e UVB.

Faça a limpeza diária da pele

A pele deve ser cuidada diariamente para que seja possível evitar o envelhecimento precoce dela. Assim, é fundamental usar o removedor de maquiagem todas as vezes que aplicar esses produtos, sendo ainda mais importante não dormir com a face maquiada.

Além desse cuidado é importante desenvolver uma rotina de cuidados diários, normalmente antes de dormir, que envolva a limpeza da pele com um sabonete neutro (verifique um produto adequado para seu tipo de pele), tonificante e um hidratante.

É importante que haja uma rotina de tratamento, visando oferecer os nutrientes necessários para que a pele se regenere diariamente.

Tenha um estilo de vida saudável

A manutenção de hábitos saudáveis está diretamente relacionada com a melhor aparência da pele e também o retardamento do envelhecimento facial. Existem diversos cuidados que podem ser adotados nesse sentido, como:

  • Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, pois elas prejudicam o organismo em geral, incluindo a aparência;
  • Evitar o consumo de tabaco e outras drogas, pois elas também têm efeitos nocivos ao corpo;
  • Ter boas noites de sono, garantindo entre 7 e 9 horas de sono diárias, ao menos e também é importante que haja uma rotina, com horários regulares;
  • Evitar situações muito estressantes, pois essa condição contribui para a produção de substâncias prejudiciais ao organismo;
  • Praticar atividades físicas regularmente, como caminhadas, natação, yoga, pilates e outras.


A qualidade de vida, portanto, é um dos fatores que vão influenciar a aparência, sendo que quanto mais saudáveis forem os hábitos cotidianos, menores são as chances de envelhecimento precoce.

Ainda assim, destaca-se que essa ocorrência está relacionada também com a genética, portanto, em uma pessoa com predisposição ao envelhecimento, os cuidados tornam-se mais importantes para manutenção de uma pele jovial.

Mantenha uma alimentação balanceada

A alimentação balanceada é outro fator que vai influenciar a jovialidade da pele. O consumo de alguns tipos de alimentos pode contribuir para o envelhecimento, como carboidratos, açúcares, gorduras, processados e outros.

Assim como alguns alimentos são prejudiciais à saúde, outros são benéficos e impactam diretamente os aspectos relacionados com a estética, como ajudando na produção de colágeno, com nutrientes e vitaminas rejuvenescedores e antioxidantes. Alguns deles são:

  • Soja;
  • Frutas ricas em vitamina C;
  • Castanha do Pará;
  • Cacau;
  • Iogurte;
  • Peixes e sementes oleaginosas;
  • Alimentos ricos em cobre e manganês como feijão, grão de bico, amêndoas e lentilha;
  • Alimentos com betacaroteno como cenoura, mamão, abóbora, tomate e outros.


Com uma dieta rica nos nutrientes adequados para a pele as chances de mantê-la jovial são maiores.

Faça tratamentos estéticos

Atualmente, existem diversos tratamentos estéticos que ajudam a retardar o envelhecimento da pele, desde aqueles mais invasivos, como as cirurgias plásticas, como outros mais amenos, como a esfoliação periódica da face.

Também é possível optar por tratamentos estéticos com resultados mais expressivos, como a aplicação de toxina botulínica (conhecida popularmente como Botox), aplicação de ácido hialurônico (conhecido como preenchimento facial), peelling e limpezas de pele.

Esses procedimentos podem ser usados tanto para retardar os efeitos do envelhecimento como também para reverter um quadro mais crítico, como quando há linhas de expressão profundas, rugas, flacidez e sulcos faciais.

Para realizar essas técnicas, entretanto, é necessário procurar por um profissional qualificado, como cirurgião plástico ou dermatologista, para aumentar a segurança do procedimento.

Use creme antissinais

Outro cuidado que retarda o envelhecimento da pele é o uso contínuo de cosméticos de tratamento, como o creme antissinais. Muitas pessoas acreditam que esse tipo de produto só é indicado para pessoas mais velhas, mas não é verdade.

O creme antissinais é um recurso que permite proporcionar para a pele os nutrientes necessários para que ela se regenere diariamente, mantendo-se jovial por mais tempo. Dessa forma, pode ser usado desde cedo para garantir o recebimento das substâncias benéficas para a pele.

A escolha do creme antissinais mais adequado e dos demais tratamentos estéticos adotados para retardar o envelhecimento da pele deve ser feita com base na idade, rotina, predisposição genética e também tipo de pele. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário