11/10/2017

Conheça o Brasil com uma mochila nas costas

Fazer um mochilão é uma maneira de conhecer muitos lugares maravilhosos sem gastar muito

Muitas pessoas tem a vontade de colocar uma mochila nas costas e desbravar o mundo, e às vezes o foco está em conhecer a Europa, a Ásia ou os incríveis lugares da América do Sul, e nem sempre o Brasil está no topo dessa lista. O que é um erro, pois nosso território é gigante, com diferentes estilos de paisagens e diversos pontos turísticos que podem ser explorados nas cinco regiões.

O mochilão é uma maneira para quem deseja explorar o máximo de lugares gastando pouco sem se preocupar com muita bagagem, eis o significado para a palavra “mochilão”. Os viajantes se aventuram com apenas uma mochila nas costas, com destino a cidades mais simples, com foco em atrações culturais, não no luxo.

No Brasil os roteiros são particularmente focados na exploração da rica natureza do país, seja no Nordeste, Serra Gaúcha, nas praias paradisíacas do Rio de Janeiro ou na diversidade ecológica do Pantanal. Basicamente o conceito é esse, viajar com pouca bagagem, hospedagem simples e barata (ou até gratuita) e a utilização de transporte público.

Saiba como planejar um mochilão

O primeiro passo para se aventurar no Brasil é definir qual a região deseja conhecer primeiro, e qual é o clima que mais lhe agrada, para aproveitar o calor as praias do nordeste são boas opções, para quem prefere o frio, é interessante ir para o Sul, e rotas mais ecológicas, as melhores regiões são Centro-Oeste, Norte, Sudoeste. Depois da região escolhida, pesquise as cidades para se aventurar.

Para traçar o roteiro deve levar em consideração as datas desejadas, passagens, transporte, alimentação, hospedagem, etc. Em uma viagem pelo Brasil a média dos gastos por pessoa é de R$ 150 a R$ 200 por dia. Se tudo for planejado com bastante antecedência, os gastos podem diminuir, especialmente se for um mochilão econômico por pequenas cidades.

Uma das maiores planícies alagadas do mundo está no Centro-Oeste do Brasil, mais especificamente no Pantanal. São 150 mil quilômetros quadrados de área, com mais de 2 mil espécies de plantas e mais de mil espécies de animais, diversidade essa que atrai muitos turistas, inclusive estrangeiros. Existem várias atividades disponíveis para essa região, como passeios a barco e a cavalo, safáris fotográficos, entre outras. A maioria das pousadas e hotéis fazendas no Pantanal  oferecem refeições e passeios inclusos à escolha do turista.

Outros lugares interessantes para conhecer é Belém, Manaus, litoral norte de Alagoas e litoral sul de Pernambuco. Além das cidades históricas de Minas Gerais e a costa do descobrimento no litoral sul da Bahia. O Brasil oferece uma diversidade de cultura e ecologia gigantesca, basta organizar sua viagem e partir com a sua mochila nas costas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies