Renda Extra

02/12/2021

Como ter uma boa noite de sono

 


Descansar o corpo e a mente é fundamental para começar um novo dia bem.
E você só precisa adotar alguns hábitos simples para uma boa noite de sono.


1. Faça alguma atividade física pela manhã, de preferência ao ar livre. Pode ser uma caminhada.


2. Tome da café da manhã sempre no mesmo horário e coma proteínas, elas despertam você.


3. Almoce sempre na mesma hora também. Sim, nosso corpo é um reloginho e gosta da rotina.


4. Jante pelo menos três horas antes de dormir. Assim a digestão não te atrapalha.


5. Coma nozes ou frutas secas se tiver fome antes de dormir.


6. Diminua as luzes do seu ambiente perto da hora em que o sol se põe.


7. Apague as luzes para criar um ambiente confortável.


8. Anote coisas na sua lista de prioridades depois de jantar.


9. Guarde a lista para não ficar pensando nas tarefas.


10. Desligue o celular, fique longe dele antes de dormir.


Fonte: Agenda Capricho 2021 (Tilibra)

29/11/2021

Detox das Redes Sociais

 


Que tal ficar um pouco menos ligada no Feed?


Viver em um mundo tão conectado faz a gente se sentir pressionada a acessar as redes sociais de cinco em cinco minutos. Se a bateria do celular descarrega, você já fica ansiosa. E quando alguém demora para responder, surge aquela sensação de solidão.

O imediatismo e a dependência são grandes responsáveis pelo aumento de depressão e ansiedade. Desintoxicar é preciso. Por isso, que tal experimentar ficar menos ligada no feed?


1. Avalie o tempo que gasta nas Redes Sociais


Baixe o app Moment (para ios) ou o app SaveMyTime - time tracker (para android) e use seu celular normalmente. No fim do dia, confira quantas horas ficou olhando para a telinha. Você se espantará com a quantidade de tempo que foi gasto do seu dia apenas utilizando o aparelho.


2. Preste atenção aos sinais do corpo


Vista cansada, dor de cabeça e na coluna podem ser efeitos do excesso de tempo na internet. Cuidado!


3. Fique Offline


Comece tentando ficar uma tarde sem acessar as redes sociais. Se conseguir, tente o dia inteiro offline. É difícil, mas você se sentirá dona do seu tempo.



4. Pratique outras atividades


Mantenha a mente ocupada: gaste o tempo livre com ioga, exercícios físicos, dança, leitura ou outra coisa que te faça bem. Desligue-se! Viva! Divirta-se...




5. Viva o Mundo Real


Encontre os amigos dos grupos do whatsapp e aproveite os momentos com eles. São esses os que mais ficam na memória do coração, viu?


Fonte: Agenda Capricho 2021 (Tilibra)

24/11/2021

Exercite Corpo e Mente

 


As duas coisas andam juntas, sabiam?
Quando você cuida de um, cuida do outro também.


1. Caminhe

Andar eleva os níveis de dopamina e serotonina, hormônios da alegria e do prazer. De 15 a 20 minutos, três vezes por semana, já está valendo!

2. Suba na bicicleta

Pedalar é muito divertido e pode ser uma alternativa para quem não consegue ou não gosta de caminhar por muito tempo. Experimente!

3. Ande de patins...

... patinete ou skate. São exercícios aeróbicos. Você ainda pode reunir suas amigas no parque para praticarem todas juntas.

4. Dance

Dançar melhora a mobilidade corporal, ativa ainda mais a dopamina e serotonina, além de ser uma atividade bem divertida.

5. Faça ioga

A atividade é ideal para quem sofre de estresse. Praticar ioga faz com que seu corpo tenha uma calmaria proporcionada pela sua mente.

6. Curta a educação física

É sua garantia de fazer exercícios. Aproveite a companhia das amigas e mude sua ideia sobre a aula.


Fonte: Agenda Capricho 2021 (Tilibra)

22/11/2021

Aprenda a meditar

 

A prática faz bem para o corpo e a mente: acalma, diminui a ansiedade e ainda melhora o seu sono!

1. Fique em silêncio

Isso facilita a concentração e o relaxamento. Vale colocar alguns sons da natureza para tocar, mas nada de músicas que te distraiam.

2. Esteja desperta

Não medite se estiver com sono. As técnicas pedem que a pessoa fique desperta para estar presente no "aqui e agora".

3. Cuida da postura

Adote a posição de lótus: coluna ereta, pernas cruzadas e mãos nos joelhos. Use almofadas pra ficar mais confortável.


4. Respire direito

Respire fundo e fique atenta ao movimento do ar. Meditar é observar a própria respiração. Aproveite muito essa sensação.

5. Esvazie a mente

Tente não pensar em nada. Procure se concentrar apenas nos seus sentimentos e ouvir o que está acontecendo no seu interior. 

6. No seu tempo

Não existe uma duração certa. Algumas práticas levam minutos e outras, horas. O importante é estar entregue durante a meditação.

7. Baixe um aplicativo

Alguns apps podem te instruir durante a atividade. São as chamadas meditações guiadas. Insight Timer, Sattva e Medite.se são os mais populares.


Fonte: Agenda Capricho 2021 (Tilibra)