22/03/2018

A beleza começa em ser saudável e saber os limites do corpo

Estética e saúde não são sinônimos


Atualmente a área da estética é a que mais movimenta a economia no Brasil. Existem em todo lugar clínicas especializadas, tratamentos para modificar o corpo e produtos milagrosos. As academias vem ganhando cada vez mais praticantes e os parques sendo tomados por pessoas realizando atividades físicas. Porém, existe um grande debate sobre a relação entre a saúde e bem estar físico e mental e a busca do corpo perfeito.

O padrão de beleza, mesmo que indiretamente, força as pessoas a buscarem cada vez mais um corpo bonito e dentro das aceitações sociais. O mundo hoje valoriza muito a imagem, porém, essa procura pela aparência perfeita pode levar alguns indivíduos a passarem dos limites do próprio organismo e esquecer da importância da saúde nesse processo estético.

Muitas pessoas aderem à dietas mirabolantes para emagrecimento e é nesse ponto que mora um grande perigo. Em uma entrevista a um blog, o médico e nutrólogo, Dr. Roberto Navarro, fala sobre as dietas e a importância de fazê-las sob supervisão de um profissional capacitado.

Ele explica que todo organismo humano para se manter saudável precisa de um aporte nutricional adequado, uma produção hormonal em um bom nível e o metabolismo em equilíbrio. “Antes de pensar em qualquer tipo de dieta, seja para emagrecer, para ganhar massa, para ganhar peso ou qualquer outro objetivo, é fundamental a avaliação de um médico nutrólogo que vai identificar as necessidades daquele indivíduo no que se refere à alimentação”, afirma Navarro.

Depois de passar pelo nutrólogo e saber as necessidades do organismo é preciso partir para uma alimentação balanceada e adequada com as instruções de um nutricionista. Segundo Navarro as dietas saudáveis devem conter macronutrientes minerais e vitaminas necessárias para fornecer energia ao corpo, e também os micronutrientes, para que o organismo não seja prejudicado em médio e longo prazo com dietas inadequadas.

“A pessoa vai alcançar o resultado rapidamente, mas não de forma saudável e, provavelmente, depois ganhará novamente o peso que perdeu no perigoso efeito sanfona. Estudos indicam que pessoas que sofrem do efeito sanfona aumentam em duas vezes os riscos de doenças como a diabetes, hipertensão e todas as outras que estão diretamente ligadas à alimentação”, alerta.

A característica do ser humano é a consequência de hábitos, e isso só reforça que o mais importante em estar satisfeito com o corpo começa com ser saudável. Deve-se tomar cuidado com o que é considerado padrão de beleza, pois esse reforço exagerado do corpo perfeito não atinge apenas a saúde corporal, mas também psicológica.

Quando se decide interferir em alguma parte do corpo é indispensável uma reeducação alimentar e um acompanhamento de profissionais capacitados. Opte por maneiras naturais e que não exponham a saúde a nenhum tipo de risco. Fuja das dietas da moda que prometem resultados imediatos, pois elas não são feitas para cada individualidade e podem não ser equilibradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies