18/09/2018

Decoração e Cuidados Essenciais para quem possui biblioteca em casa

Acompanhe dicas para preservar seu acervo literário e otimizar sua casa! 

Há alguns anos atrás era comum ter uma biblioteca grande em casa, com muitos exemplares de livros e famosas coleções de enciclopédias, verdadeiros artigos de luxo e de desejo das pessoas na época. 

Com a chegada da internet, aplicativos, e-books, a facilidade de consulta nos buscadores da web, esse ambiente também se modificou. 

Hoje, muitos apaixonados pelos livros ainda colecionam títulos, mas aquele espaço que era visto como frio e escuro, muitas vezes retratados em filmes, pode ser um cantinho muito acolhedor e convidativo, perfeito para passar horas lendo um bom livro totalmente inserido e mergulhado na história.

Já dizia o pensador Cícero "Uma casa sem livros é um corpo sem alma".  


Não importa o tamanho, confira algumas dicas para casa ficar cheia de vida, cultura e ainda com uma decoração moderna e estilosa. Boa leitura!

A sua Biblioteca

Qualquer canto da casa pode ser transformar em uma biblioteca. Até mesmo quem mora em apartamentos, saiba que também é possível planejar uma biblioteca versátil e organizada. 

Uma parede vazia, um espaço logo abaixo da escada, na sala ou quarto e até mesmo um cômodo inteiro pode se tornar uma biblioteca. Ao escolher o espaço de leitura em sua casa, priorize um local que seja ventilado e iluminado. É importante que seja ventilado para não juntar umidade e iluminado para que a leitura não seja prejudicada. A luz natural é muito positiva em ambientes destinado à leitura e ao estudo. Mesmo assim, invista em luminárias, poltronas e sofás para tornar sua biblioteca aconchegante e funcional. É aconselhável o uso de lâmpadas brancas, entre 60 e 100 Watts, para criar o ambiente perfeito. Evite colocar aparelhos de TV ou rádio no cômodo ou próximo ao espaço escolhido, pois os sons podem atrapalhar a sua concentração na hora de ler. 


Móveis e organização

Ao planejar a sua biblioteca em casa é importante saber qual é o tamanho do seu acervo.7

Isso porque se for pequena, poderá começar apenas com algumas prateleiras.  Elas podem abrigar os livros de forma prática e bonita. Se o número de livros pedirem um local maior, uma estante pode se encaixar perfeitamente no projeto. Se tiver exemplares pesados, invista em móveis com madeira grossa ou prateleiras que estejam bem firmadas na parede.

Os móveis com porta protegem os exemplares da poeira e da luz, porém não deixa os títulos na vista de todos. 

O modelo de estante simples de ferro é uma opção barata e pode combinar perfeitamente com a decoração em geral. Para aproveitamento do espaço em baixo de uma escada, por exemplo, o ideal é mandar fazer um móvel sob medida.

Para manter tudo organizado os livros com capas bonitas, como publicações de arte e fotografia, podem ser colocados com a capa para frente, assim como os livros com capas gastas podem ir para os fundos da prateleira ou estante.

Coloque as coleções em posição de destaque. Elas ficam bonitas se agrupadas e causam impacto para quem avista a sua biblioteca.

Outra dica é combinar objetos decorativos com as capas dos livros que estarão por perto.

Os porta-retratos, bolas de vidro e vasos, por exemplo, podem trazer equilíbrio para a decoração e criar uma unidade visual para a estante. 

As publicações podem ser agrupadas por gênero, autor ou em ordem alfabética. A escolha depende da quantidade de livros e da diversidade de assuntos que possuem. Tenha cuidado com os livros mais antigos ou que já estejam um pouco danificados. Você pode deixá-los separados ou, se não forem uma raridade original, pode restaurá-los. Se a casa tiver crianças, coloque os livros deles na parte de baixo, desta forma facilita o acesso e evita acidentes, casos os pequenos queiram subir para pegar algum livro.

Para ter marca-livros sempre à mão, organize-os em potes para dar charme e funcionalidade ao espaço.


Limpeza e cuidados

Para proporcionar vida longa aos livros da sua biblioteca, alguns cuidados são essenciais.

Por isso, nunca inicie uma leitura com as mãos sujas e tenha cuidado ao manuseá-lo, evite amassar e até dobrar as folhas para marcar a leitura.

As traças adoram papéis e com elas, vem o bolor, mofo, um prato cheio também para aranhas. O ideal é limpar tudo periodicamente, pelo menos duas vezes por semana. Limpe com uma flanela seca, espanador, retirando o pó acumulado nas extremidades e nas laterais.

Já a umidade não combina com os livros. Se por algum acidente, seu livro molhou, é importante secá-lo bem antes de guardar. Vale a pena colocar naquele cantinho que bate sol no período da tarde.  E por falar em umidade, o cômodo escolhido para a montagem da sua biblioteca não deve ser úmido, caso realmente não tenha outra saída, espalhe algodão embebido em terebintina, um solvente resultado da destilação de resinas de árvores coníferas vendido em lojas com produtos de artes. 

Troque estes chumaços de algodão a cada dois ou três meses, dependendo do nível de umidade do ambiente.

Não faça anotações no próprio livro. Mesmo que o título seja seu, tenha sempre em mãos um bloquinho para as suas anotações ou fitas adesivas removíveis. Assim você preserva seu livro sem nenhuma rasura.  

Evite comer e beber quando estiver lendo. As manchas de comidas e bebidas são difíceis de tirar. 


Também mantenha o livro longe de animais de estimação e crianças pequenas (a menos que seja supervisionado). Os pets, como os cães e gatos podem mastigar e destruir as folhas e as crianças podem desenhar ou arrancar as páginas. Procure não deixar o livro em um sofá, cadeira ou cama onde alguém pode se sentar acidentalmente e danificar a capa e até mesmo as páginas se estiver aberto.

Com essas dicas, basta você tirar um tempinho para planejar as suas ideias, se dedicar na hora de organizar e abusar da sua criatividade para montar a biblioteca em seu imóvel, com a sua cara e com seu estilo.  

Foto: Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies