Renda Extra

17/10/2019

Como treinar sua redação de forma online

Descubra as melhores técnicas com algumas dicas infalíveis para treinar sua escrita

Grande parte das pessoas que não estão acostumadas a escrever, acreditam que redigir bem um texto é uma espécie de dom. Isso está longe de ser verdade, um resultado de qualidade é atribuído à prática. É necessário estudar e trabalhar seu desempenho, só assim você atingirá a excelência.

Contudo, às vezes é difícil saber como começar a estudar algumas coisas como essa.
Principalmente, porque não é um assunto que tenha temas que você possa decorar ou ler um milhão de vezes até que entenda.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações e dicas para auxiliar nesse processo. Olha só:

Como treinar?

O primeiro passo é saber que você vai precisar investir muito tempo nisso. Afinal, é tudo uma questão de fazer, encontrar o erro e corrigi-lo. Contudo, é importante lembrar que todo o excesso pode ser prejudicial. Então, separe um cronograma para saber como segui-lo corretamente.

O treino, vai consistir em encontrar suas fraquezas e focar nelas. Assim, alcançar o resultado desejado vai ser muito mais fácil e rápido.

Quais são as técnicas?

Existem uma série de técnicas e métodos que fazem isso. Separamos algumas para te ajudar. Dá uma olhada:

Esqueça a perfeição

Uma das principais razões que faz com que a mente humana trave e nos impossibilite de continuar  fazendo o que pensamos é o medo do fracasso. Muitas pessoas começam a escrever um texto, e quando se deparam com os questionamentos sobre como organizar as ideias, o que colocar naquele conteúdo, quais referências usar e etc, travam.Esse é o grande problema.

Então, quando for iniciar, deixe isso para lá. Pense que você tem todo o tempo necessário para terminar aquilo enquanto está treinando. A dica é simplesmente ir escrevendo em um rascunho, depois, leia e arrume os pontos que você vê que podem ser melhorados.

Cronometre seu tempo

Por mais que no momento do treino, o tempo é livre, não podemos esquecer que ao realizar uma prova ou exercício, o tempo não será o mesmo. A maioria das avaliações tem tempo contado para isso.

Quando você usa um cronômetro para medir quanto tempo está levando, fica mais fácil de encontrar os pontos que te atrasam mais. Além disso, é uma ótima alternativa para trabalhar a ansiedade do momento. Isso porque muitas pessoas, quando veem que estão ficando sem tempo, acabam se embaralhando mais ainda nas ideias e acabando com um processo que estava indo bem.

Leia muito

Para criar alguma coisa, é preciso usar referências. Não estou falando de copiar, muito pelo contrário. É precisa analisar o tipo de texto que você quer escrever, e uma ótima forma de fazer isso é lendo materiais anteriores para entender no que acertaram e no que erraram. Logo, você pode tirar isso como aprendizado.

Outro ponto relevante é buscar referências para incrementar seu texto e trabalhar seu cérebro.

Quando se lê um livro, você está se nutrindo de informações, palavras novas, linhas de raciocínios em escrita. Pode parar que não mas é uma ótima forma de praticar. Ao ler, você vê como o autor escreve e vai criando a sua forma de escrever.

Além disso, uma das coisas que mais são valorizadas quando o assunto é corrigir redação é a citação de dados verídicos como notícias, informações de livros, peças, revistas e etc. Isso mostra que você é uma pessoa que busca por conhecimento.

Crie uma estratégia de argumentação

A proposta em textos acadêmicos, provas, vestibulares e até mesmo redações em entrevistas de emprego quase sempre é defender seu ponto de vista. Você receberá um tema e deverá escrever sobre ele, sendo a favor ou contra, colocando pontos positivos e negativos. Para isso, é necessário saber argumentar.

Então, quando for escrever, já procure trabalhar esse lado. Pense na introdução, no desenvolvimento e na conclusão. Sabendo que você precisa sustentar a informação que quer passar, porque é o que você acredita, é seu senso crítico.

Desenvolva uma linha de raciocínio

Um texto tem começo, meio e fim. Também conhecidos por introdução, desenvolvimento e conclusão. Para melhorar seu desempenho, que tal antes de escrever, pensar onde especificamente você irá colocar as informações? Isso porque cada parte do texto contém sua função já estabelecida, então ao pensar dessa forma, você agrega valor ao conteúdo.

Onde aprender? 

Se você já gosta de escrever, tem uma facilidade maior mas ainda restam aquelas pequenas dificuldades, talvez investir em cursos online com certificados seja uma boa alternativa. Esses tipos de aula contém as dicas certeiras para quem está treinando, e é sempre importante lembrar que a maior parte vem da sua prática. A orientação correta já ajudará muito.

Estudar online ajuda?

Sim, sem dúvida. Na maioria das vezes, quem busca por treinar sua redação, também está estudando outros temas. Com o auxílio dos cursos de informática, você consegue se dedicar nisso e não deixar faltar tempo para as outras tarefas. Vai aprender tudo que precisa sem tirar o tempo de nenhuma obrigação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário