Renda Extra

17/06/2020

Entenda qual impacto da idade na realização de cirurgias plásticas

Saiba qual é a idade mínima e a idade máxima para realização 
de um procedimento cirúrgico estético

A cada dia que passa, mais pessoas optam por realizar intervenções estéticas para corrigir insatisfações com o próprio corpo ou rosto e o Brasil já é líder na realização de tais procedimentos

E embora não exista uma idade certa determinada para se submeter a uma cirurgia plástica, é preciso conhecer bem as especificidade de cada procedimento antes de entrar no bisturi. 

Dessa forma, tão importante quanto escolher um bom profissional, entender quais são as recomendações de procedimentos mais adequados para cada momento da sua vida é fundamental para obter bons resultados. 

Pensando nisso, reunimos uma série de mitos e verdades relacionados à cirurgia plástica e qual a idade ideal para realizá-los. Confira a seguir!

Rinoplastia

Cirurgia que visa corrigir insatisfações estéticas no nariz dos pacientes, a rinoplastia é uma técnica complexa capaz de devolver a autoestima de homens e mulheres que sofrem com a condição. 

Problemas como o dorso alto, nariz torto, ponta grossa ou fina demais, dentre outros são facilmente resolvidos com o procedimento. No entanto, ele também é capaz de contribuir para uma melhoria nas funções nasais, ajudando o paciente a respirar melhor. 

Embora a técnica não possua restrições relacionadas à idade dos pacientes, recomenda-se que ela seja realizada após o desenvolvimento completo do crânio-maxilo-facial, que ocorre normalmente a partir dos 15 anos de idade. 

No entanto, é importante consultar um cirurgião plástico de confiança antes de tomar qualquer decisão, principalmente nos casos em que o paciente ainda é menor de idade, sendo obrigatório que os pais acompanhem todo o processo. 

Otoplastia

Procedimento destinado à correção de deformidades na orelha externa, a otoplastia é recomendada em casos da famosa “orelha de abano” e é comumente realizada em crianças a partir dos sete anos de idade. 

Isso porque, a condição pode fazer com que a criança seja alvo de piadas e comentários maldosos na escola, prejudicando seu desempenho escolar, sua autoestima e até mesmo o seu relacionamento afetivo com outras pessoas. 

O mais indicado é que a cirurgia seja feita ainda na infância, a fim de evitar que esses problemas atrapalhem seu desenvolvimento. No entanto, adultos também podem se submeter à operação. 

Ainda que os pais possam orientar seus filhos sobre a possibilidade de corrigir essa condição, é importante ressaltar que a decisão deve partir da vontade do próprio paciente.

Mamoplastia de aumento

Uma das cirurgias mais procuradas por mulheres que desejam aumentar o tamanho dos seios, a mamoplastia de aumento consiste na técnica de implantar uma prótese de silicone para dar mais volume e contorno as mamas. 

O procedimento é recomendado para pacientes que tenham mamas pequenas, desproporcionais ao corpo, queiram corrigir uma assimetria ou ainda que possuam os seios flácidos e caídos em decorrência de uma mastopexia. 

Embora seja uma cirurgia bem popular entre as mulheres jovens, nos últimos anos as próteses mamárias também têm chamado a atenção do público mais maduro, que busca resgatar a autoestima perdida com a flacidez causada pelo envelhecimento. 

Portanto, o procedimento pode ser realizado a partir dos 16 anos de idade - após o desenvolvimento mamário já estar completo - e não há um limite máximo de idade para realizar a técnica. 

Porém, vale ressaltar que em ambos os casos, a paciente precisa estar em boas condições de saúde, sem qualquer restrição médica. 

Abdominoplastia

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica indicada para quem deseja remover o excesso de pele e corrigir a flacidez muscular na região abdominal, que tende a aparecer após a gravidez, grande perda de peso ou ainda traumas, queimaduras, doenças ou malformações congênitas. 

Para que o procedimento seja realizado, é necessário que o paciente tenha pelo menos 18 anos completos e que não sofra de nenhuma doença cardíaca, diabetes, hipertensão e outras condições autoimunes. 

Assim como nas demais cirurgias, não há nada que impeça a realização do procedimento em pessoas com idade avançada, desde que todos os exames sejam feitos para garantir a segurança do paciente.

Lipoaspiração

Trata-se de uma técnica que visa melhorar o contorno corporal, removendo o excesso de gordura localizada em determinadas partes do corpo. 

Embora muitas pessoas confundam, o procedimento não é indicado para quem deseja perder peso e sim, para pacientes que possuam depósitos de gordura localizada e por algum motivo não conseguem se livrar deles. 

Alguns profissionais acreditam que a idade mínima para realização do procedimento é de 16 anos, porém, o mais recomendado é que a operação aconteça após o paciente atingir a maioridade. 

Da mesma forma, pacientes acima dos 60 anos também podem encontrar na técnica uma oportunidade de se livrar dos depósitos de gordura que são mais difíceis de remover a partir de uma certa idade. 

Alternativas para não entrar no bisturi

Para quem ainda não está preparado para realizar uma cirurgia plástica ou não está apto para tal, é possível recorrer aos procedimentos estéticos que são capazes de alcançar efeitos próximos ao do bisturi.

Dentre as alternativas mais procuradas estão a rinomodelação, preenchimento facial, tratamentos com botox e até mesmo procedimentos para remodelar o corpo como o sculptra. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário