Renda Extra

12/08/2021

10 formas criativas para educar crianças

 


Descubra maneiras diferentes de educar e estimular a criatividade das crianças

Educar e incentivar o desenvolvimento nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando em uma sociedade em que estímulos visuais, sonoros e verbais estão cada vez mais presentes em todos os momentos do dia, a necessidade de materiais dinâmicos e ao mesmo tempo informativos e didáticos é cada vez maior. 

É imprescindível que pais e familiares mais próximos introduzam este tipo de educação de forma inteligente, considerando diversos fatores particulares de cada criança.

Analisar e entender as preferências e facilidades torna-se essencial, assim como os pontos fracos e vulnerabilidades do seu filho ou aluno. 

Introduza formas criativas de aprendizagem, use a metalinguagem e a interdisciplinaridade para conseguir reter a atenção da criança, além de tornar o momento do ensino mais leve, divertido, recreativo e interessante. 

Separamos 10 formas criativas para educar crianças.
Acompanhe com a gente a seguir:

1. Brincadeiras

Já ouviu a frase “brincar é coisa séria?” Pois é! Por meio de brincadeiras é possível desenvolver diversos pontos de profunda importância para os próximos passos da vida da criança. 

Conseguir expressar seus sentimentos, aprender a lidar com as emoções, desenvolver o raciocínio lógico, melhorar a comunicação e até entender como se comportar em momentos de frustrações e contrariedade.

2. Leitura

A leitura é utilizada como uma maneira de educar há séculos. É através de livros que as crianças estimulam sua criatividade, imaginação e sentimentos. 

Lendo, podemos desenvolver a atenção, a memória, a linguagem e a escrita, além de refletir sobre situações hipotéticas, valores e relacionamentos interpessoais. 

Leia conteúdos pequenos, de simples entendimento e com grande possibilidade de absorção didática. A escolha do tema também é muito importante.

3. Ouvir músicas

É comprovado cientificamente que a música interfere de maneira positiva no cérebro até antes do nascimento, ainda na gestação. É possível expandir habilidades emocionais, reconhecimento de sentimentos alheios e pessoais, relaxar e criar bons momentos.

Além disso, músicas conseguem aperfeiçoar as noções de ritmo, coordenação motora e pensamento crítico. 

Apresente diversos estilos musicais para a criança, como música clássica, instrumental, jazz, mpb, pop e rock, tentando identificar quais são os gostos pessoais da criança desde cedo.

4. Desafios

Enfrentar problemas e desafios diários significa raciocinar, procurar os melhores caminhos de resolução e analisar como solucionar o problema proposto. 

Mais uma das formas de educar utilizando a criatividade e a resolução de problemas, criar desafios simples com brinquedos ou tarefas do dia a dia ajuda a criança a lidar com frustrações e a treinar o pensamento crítico, além de ganhar estímulos positivos. 

Faça das tarefas diárias um momento de brincadeira, descontração e oportunidade de aproximação.

5. Explorando tecnologias

Recursos tecnológicos podem ser facilmente utilizados ultimamente. É importante fazer com que desde pequenos tenham proximidade e saibam lidar com a grande oferta tecnológica. Tablets, videogames, computadores, celulares e televisões. 

Ofereça jogos educativos, desenhos animados informativos, por exemplo, sempre com a devida supervisão e cuidado para que não haja exageros, ok? 

A limitação dos horários permitidos para que a criança fique em frente à tela é crucial para implementar este tipo de forma de aprendizado.


6. Avaliando o ambiente ao redor

Considerada uma das habilidades mais importantes, incentivar que a criança avalie o ambiente ao seu redor, as suas próprias ações e as ações de outras pessoas torna-se um ótimo exercício de pensamento crítico e lógico. 

Faça perguntas, estimule a observação de pontos específicos e analise os processos utilizados pela criança para desenvolver as respostas. Faça com que ela crie o hábito de observar, pensar criticamente e ampliar a sua visão de mundo.

7. Arte

A aproximação de crianças com a arte, seja ela a pintura, literatura, cinema ou quadrinhos, é essencial para a construção de pensamentos que se relacionem com o mundo ao seu redor e a sua capacidade de comunicação e expressão. 

Invista em telas de pintura, vá à exposições e museus, apresente também livros de artistas plásticos, por exemplo. Este tipo de desenvolvimento pode ser prático ou teórico, dependendo das facilidades e interesses da criança. 

Considere a dança, o teatro e os instrumentos musicais. 

8. Quebra-cabeças

Quebra-cabeças infantis podem parecer processos simples, mas são importantíssimos para o desenvolvimentos de processos cerebrais das crianças. 

Este tipo de brincadeira estimula a criação de estratégias, a resolução de problemas, a memória visual, o raciocínio lógico, as habilidades motoras e a criatividade. 

Use este tipo de atividade também para fortalecer os laços familiares, criar boas memórias e oferecer reforços positivos a cada passo do processo. 

9. Lugares criativos

Sair de casa proporciona à imaginação da criança experiências, novos recursos aos seus processos de criação e outras referências para as suas capacidades de comunicação, confiança e autoestima. 

Existem diversos tipos de ambientes que podem agir como um catalisador imaginativo. Mantenha sempre um contato direto com a natureza por meio de parques, praças e praias, leve-o ao circo, bibliotecas, parques de diversão e eventos culturais. 

Lugares criativos têm um papel central para o estímulo e desenvolvimento cerebral.

10. Cultura e entretenimento

O incentivo à cultura e o entretenimento supervisionado e de qualidade é uma ótima maneira criativa de estimular o desenvolvimento tanto do raciocínio lógico como do pensamento crítico de crianças.

Peças de teatro na pandemia são um exemplo de estímulo leve, didático e acessível que ensina através da músicas, das narrativas e da imaginação. A escolha dos temas e a abordagem é essencial nestes casos, levando em conta os gostos da criança, a sua idade e os assuntos aprofundados pela peça.





Nenhum comentário:

Postar um comentário