04/11/2014

Novembro Azul

Após a honrada campanha Outubro Rosa, eis que chega o Novembro Azul,  mês de conscientização sobre a prevenção contra o Câncer de Próstata.  

Assim como o Câncer de Mama é necessário que a população masculina conscientize-se e tornem a consulta frequente ao médico e aos exames que detectam a doença. 

O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade. Muitos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, mas quanto mais cedo forem detectados os riscos, mais chances de prevenção.
Cuidados e Riscos - acima de 50 anos é necessário atenção ao histórico familiar de câncer de próstata, fatores hormonais e ambientais, hábitos alimentares não saudáveis (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. 
Se houver casos de histórico familiar, a atenção deve ser maior. Se a ocorrência for de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos é indicado que as consultas médicas em relação à doença comecem a partir dos 45 anos. 

Sintomas e Diagnósticos - o diagnóstico é através de exame físico (toque retal), laboratorial (dosagem do PSA) ou por exame de imagem. Para homens entre 50 e 70 anos, em consulta médica, é aconselhável a investigação do câncer da próstata. 
Quando em fase inicial, o câncer da próstata é silencioso. Em alguns pacientes os sintomas assemelham-se ao crescimento benigno da próstata como dificuldade de urinar ou urinar mais vezes. 
Sei que muitos homens não gostam de tocar no assunto e ficam intimidados com a situação, mas é algo sério que acaba com muitos pais de família. Não deixe que a vergonha seja uma ponte para a sua cura ou prevenção. 
Procure, informe-se, cuide-se e previna-se, pois a prevenção é e sempre será o melhor remédio.

O Jeito de Ser Você apoia essa campanha.



*imagens retiradas da internet



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies