Renda Extra

13/08/2013

Você sabe usar seu Nebulizador corretamente?

O tempo seco, além de incômodo, aproxima problemas de saúde como rinite, asma e bronquite e assim que elas surgem vem a famosa pergunta, "Você sabe usar o nebulizador?"


A nebulização é um método valioso para a aplicação de remédio usados no tratamento da asma. Uma nebulização bem feita é muito importante para que o tratamento funcione melhor. Por isso, fique atento às nossas recomendações:
  • A pessoa deve estar sentada com as costas eretas e com a boca bem aberta. Crianças pequenas podem ser colocadas no colo. Nunca faça nebulização com a criança deitada, dormindo, usando chupetas ou com a boca fechada.
  • Obedeça a dosagem do remédio indicada pelo médico e use soro fisiológico como diluente, num volume médio de 2 ml.
  • Os melhores nebulizadores são os modelos tradicionais de compressores a jato, ao invés dos ultrassônicos, mais caros e inadequados para uso doméstico.
  • Utilize máscara ou bocal próprio (de plástico ou de vidro). Os bocais são bem melhores que as máscaras.
  • Esterilize o material após o uso: não basta apenas lavá-lo! Para isso, deixe-o de molho em solução germicida do tipo "Germekil" ou utilize uma solução caseira de água sanitária (500ml) e água fervida (500ml).
  • Não use vaporizadores ou umidificadores pois estes aparelhos não têm efeito comprovado sobre a asma.
Instruções para realizar uma nebulização corretamente:
  • Colocar a medicação no recipiente próprio;
  • Posicionar a máscara ou o bocal em direção à boca aberta;
  • A pessoa deve respirar lenta e profundamente mantendo a boca aberta durante o processo da nebulização;
  • Após o uso, desmontar o micronebulizador, lavar com detergente neutro e depois deixar de molho em germicida (ou na Solução caseira de água sanitária) por 20 minutos. O "cachimbo" de vidro pode ser fervido também por 20 minutos. Após o germicida, lavar novamente com água corrente e guardar só após secar bem.
Evitar também é uma ótima opção - Colocar uma bacia cheia d’água no ambiente de trabalho – ou na sala e quarto – funciona mesmo.

2 comentários:

  1. Ótimas dicas, é muito importante saber usar o neubulizador principalmente em crianças, Geise passando pra desejar uma ótima quarta-feira beijos.
    Blog:Lucimar Estrela da Manhã

    Grupo:Divulgue seu blog no Facebook

    Fan Page

    Me

    encontre no Pinterest


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, foi uma dica que serviu muito pra mim nesses dias em que estive mal com rinite.

      Que bom que gostou, beijinhos amiga

      Excluir