Renda Extra

06/10/2014

Auto Piedade - Livre-se


A auto piedade é uma erva daninha que intoxica o espírito, provoca medo, impede relações, traz desconfiança, solidão e melancolia.
É filha do egoísmo e da lamentação, afilhada do orgulho e irmã da necessidade de aprovação e de atenção especial.
Pessoas que são auto piedosas temem o futuro e lamentam o seu passado, reclama do que não tem e não vive de forma intensa - o hoje.
Julgam ser verdadeiras vítimas, únicas em seu próprio sofrimento. Culpam os outras por suas dores, escondendo-se no sentimento de menos valia.
São pessoas que buscam intoxicar os outros através do pessimismo, do derrotismo e às vezes da vingança.
Qualquer um pode ser tomado por esse sentimento caso não tome cuidado. Ele é democrático, não diferenciando idade, sexo ou raça. Surge sorrateiramente, como que da noite para o dia levando a alegria de viver e podendo durar por muito tempo.

Os principais sintomas podem se associar à carência, sofrendo a necessidade de atenção, exigência de pensamentos e sempre precisando da aprovação alheia.

Princípios espirituais como humildade, honestidade e coragem para se permitir um auto conhecimento e buscar seus valores mais genuínos de auto respeito e amor próprio, pois a vida espiritual está no “lá dentro de cada um” e se reflete no “lá fora de todos nós”, podem facilitar a desintoxicação da auto piedade. Dentro seria a casa do nosso espírito, onde podemos estar sozinhos e em paz, o que é bom e saudável, mas se ela for invadida pela sombra de sentimentos como o da auto piedade, o estar sozinho vira solidão e a paz em angústia, e o “lá fora” fica ingovernável". (Ricardo Sola, terapeuta)

Então liberte-se e viva intensamente. O amanhã a Deus pertence e não cabe a nós pensarmos diferente disso. O que temos a fazer é deixar tudo acontecer de forma natural.
Ser livre é sobressair aos seus próprios pensamentos, livrar-se de qualquer prisão que possa prejudicar a sua mente - como a auto piedade, por exemplo.

Eu costumo dizer que - "Somente os que se atrevem são dignos de vencer". Então, seja um vencedor na vida e viva-a com respeito.

Minha citação favorita foi no texto como uma forma de mostrar a vocês que devemos ser atrevidos perante nossos objetivos, para que vençamos com dignidade e alcancemos nossos propósitos.

Eu costumava ser auto piedosa e a maioria de nós passou por essa fase ou infelizmente ainda vive nela. É importante erguermos a cabeça e deixar a auto piedade para trás.





7 comentários:

  1. É um sentimento horrível! Aff, sai de mim! haha Gostei de ter mostrado este texto para nós. Faz a gente pensar um pouquinho também não é ? Refletir é a palavra certa! Não devemos dar espaço para tudo isso aí!
    Já está no blog o segundo post da série #EuVouCasar .
    Te espero lá em!
    www.pequenamenina31.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim amiga... devemos ter cuidado com esse sentimento tão ruim que afeta várias pessoas.
      Vou correndo lá para ver o tema da série.

      Beijinhos amiga

      Excluir
  2. Oi, passeando pelo FB te encontrei nos AMIGOS DO BLOGGER. Queria te dizer que já estou seguindo do seu blog, bem como te adicionei no G+ e curti sua pg no FB. Seu blog é muito interessante. Belo trabalho!
    Quando puder dá uma passadinha no meu blog.
    Abraços
    www.fatoscuriososdahistoria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, muito obrigada e que bom que gostou do JSV, faço tudo com muito carinho.
      Vou no seu blog com certeza.

      Abraços e espero que volte mais vezes.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Que bom que gostou lindona, é sempre bom termos consciência desses tipos de sentimentos e evitá-los em nossas vidas.

      Beijinhos flor.

      Excluir