Renda Extra

26/01/2015

Hipertensão - Dicas

A hipertensão é uma doença que acomete pessoas de várias idades, gêneros e classes sociais, está presente em 20% da população adulta brasileira, pode causar uma série de doenças e mesmo assim parte dos pacientes não leva o tratamento a sério. Diante desse quadro, procuramos explicar a seriedade desse problema mostrando as consequências de não seguir seu tratamento e como vencer este desafio. 

Também conhecida como pressão alta é o problema médico mais comum do planeta. Causada por uma pressão elevada nos vasos sanguíneos, superior a 14 por nove, é mais comum na raça negra e nas pessoas de idade mais avançada. Com coração bombeando o sangue com mais força, a hipertensão pode causar danos às artérias, ao coração e provocar problemas de saúde como o AVC ou derrame, ataque cardíaco, insuficiência renal e/ou cardíaca, impotência, problemas de visão e arteriosclerose.

É uma doença silenciosa, causando sintomas mais visíveis quando está em fases mais avançadas. Estes podem ser dores de cabeça, no peito tontura, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada, palpitações e sangramento nasal. O tratamento depende do valor da pressão do paciente, sendo dietas e exercícios para os casos mais leves e medicamentos para casos mais graves. Quanto mais cedo mudar seu estilo de vida melhor. Procure perder peso, controlar a ingestão de sal e de bebidas alcoólicas, praticar exercícios regularmente e não fumar. Não interrompa a medicação nem altere a dosagem por sua própria vontade, e, claro, consulte um médico.

A hipertensão é uma doença silenciosa, perigosa e com consequências sérias. 

Não possui cura e por isso, mesmo sendo comum, não deve ser tratada como algo banal ou de pouca relevância. Procure um médico regularmente para fazer um check-up da sua saúde e adote um estilo de vida mais saudável.

Siga todas as orientações e tenha uma vida muito mais saudável.



4 comentários:

  1. É preciso ter cuidado com a tensão, mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim amiga... minha mãe tem e eu sou sempre muito preocupada com ela.

      Excluir
  2. como é uma doença silenciosa temos msm que ficar atentos, gostei mt do post com o alerta

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos ter muita cautela com a saúde amiga.
      Que bom que gostou da postagem foi meu namorado quem fez.

      Beijinhos flor

      Excluir