Alguns cuidados básicos e importantes
Limpar a língua previne o mau hálito. Por esse motivo é importante não esquecê-la. O limpador de língua pode ser encontrado em qualquer farmácia. É importante usá-lo, pois retira a sujeira da língua de maneira mais precisa que a escova dental.
Estamos acostumados com o antisséptico bucal e muitas vezes não sabemos que o mesmo deve ser usado apenas se o dentista recomendar. Alguns antissépticos bucais possuem álcool em sua fórmula e o uso diário dessa substância causa a descamação da mucosa da boca.
Essa descamação é agravada quando se trata de fumantes devido às feridas que o fumo causa na boca. Foi feito uma petição do Ministério da Saúde para que os fabricantes de antissépticos divulgassem nas embalagens o uso ou não de álcool, assim como os malefícios que o composto traria à saúde.
É recomendado esperar pelo menos meia hora depois de cada refeição para escovar os dentes. Esse intervalo é necessário para que a saliva diminua a acidez na boca, produzida pelo suco gástrico necessário à digestão.
Uma alimentação saudável influencia diretamente na saúde da boca. As proteínas que vão para os dentes como as vitaminas A; B6; B12; C; D; E; K; cálcio e ácido fólico, encontradas em muitos alimentos, como as frutas, legumes e verduras, fortalecem os dentes.
Evite ao máximo o fumo, pois causa câncer na boca, além de amarelamento e enfraquecimento dos dentes.
O cigarro consome as proteínas e vitaminas ingeridas nas refeições. Se mesmo assim, quiser fumar, faça isso 1 hora após o alimento, para que o cigarro não te cause anemia. (Sempre evite o Fumo).
Evite ingerir muito café, pois ele amarela os dentes, além do mal que causa ao estômago por ser uma bebida relativamente ácida. Não deve ser ingerida em grandes quantidades em jejum por causar malefícios à saúde.
Beba sempre muita água, pois além dela hidratar a pele, também limpa o estômago e a boca de impurezas e dos sucos ácidos, produzidos pelo corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário