Renda Extra

12/07/2016

Chás que ajudam a Emagrecer

Há praticamente todo tipo de chá – os que fazem passar o mal estar, os que relaxam e até os chás que ajudam a emagrecer.

Os chás são usados há tantos anos em suas culturas, que seus efeitos são bastante conhecidos em sua origem. Alguns deles, além de auxiliarem na perda de peso, possuem propriedades mágicas misteriosas. Bem... Ao menos é nisso que as culturas que o conhecem desde sempre acredita.

Acreditando nos poderes místicos ou não, conhecer os chás que ajudam a emagrecer é sempre uma boa opção. Confira nossa lista e descubra qual é a especialidade de cada um deles:


Chá verde

O chá verde está entre os chás que ajudam a emagrecer mais conhecidos de todos. Seu efeito já é bastante estudado: ele acelera o metabolismo, convertendo sua gordura em energia. Tomar chá verde antes de fazer exercícios físicos potencializa significativamente a quantidade de gordura gasta pelo corpo durante a atividade.

Em um estudo de 12 semanas, foi observado que os participantes que consumia quatro a cinco xícaras diárias de chá verde e praticavam exercício com intensidade igual ao outro grupo, acabaram perdendo um quilograma a mais, no final do estudo.

Além de trabalhar a favor do emagrecimento, a aceleração do metabolismo auxilia a aumentar a disposição. A queima de gordura oferece mais energia disponível para as atividades físicas e mentais diárias.


Chá Oolong

Oolong significa “dragão negro”, em chinês, e é um chá tradicional no país asiático. Possui sabor leve e floral e é carregado de catequinas – substâncias que aceleram o metabolismo. Portanto, assim como o chá verde, converte gordura em energia com bastante facilidade.

Um estudo chinês combinando o chá a exercícios aeróbico obteve uma média de emagrecimento de três quilos em seis semanas. Isso representa quase o dobro do emagrecimento do grupo que não tomava o chá regularmente.

Chá de Menta

Nem todos os chás que ajudam a emagrecer atuam diretamente sobre o metabolismo. Para apreciar os efeitos do chá de menta, por exemplo, basta preparar uma xícara, ao invés de fazer um lanche. 

Enquanto alguns aromas ativam a fome, outros diminuem o apetite. Segundo estudos do Journal of Neurological and Orthopaedic Medicine, o chá de menta possui este poder. Além disso, seu aroma é relaxante e refrescante, o que auxilia a combater a ansiedade.

Se você gosta de beber o chá antes de dormir, procure por versões descafeinadas do chá de menta. As versões comuns costumam ter 25% da cafeína contida no café, o que pode ser suficiente para atrapalhar sonos leves.

Chá Branco

Além de estar entre os chás que ajudam a emagrecer, o chá branco deve ser destacado por outra qualidade. Ele é, provavelmente, o chá com maior concentração de antioxidantes entre todos. Chega a apresentar até três vezes mais antioxidantes do que o chá verde, por exemplo.

Já no que diz respeito à perda de peso, o chá branco possui efeito duplo, Por um lado, ele acelera o metabolismo, queimando mais gordura. Por outro, ele bloqueia a diplogênese. Isso quer dizer que ele impede a formação de mais células gordurosas, trabalhando de forma “preventiva” no corpo. Isso o torna um dos principais chás para o emagrecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário