Renda Extra

20/02/2017

Você Lê O Rótulo Nutricional Quando Faz Compras No Mercado? Você Pode Estar Sendo Enganado:





Tão importante quanto iniciarmos uma reeducação alimentar é saber interpretar a rotulagem nutricional, pois este é o único meio de sabermos quais foram os ingredientes usados em determinados produtos que compramos bem como a quantidade de cada um deles. 

Entender as informações nutricionais contidas na embalagem vai te fazer muito mais ligada na hora das compras do mês porque está é a única forma de não permitir que certas marcas te manipulem com informações falsas ou truncadas nas embalagens. Mas, antes de tudo precisamos entender o que é rotulagem nutricional.  

Rotulagem Nutricional: Sua Importância e Como Aprender a Lê-la 

 

Você já deve ter reparado que os produtos que você compra no mercado vêm com uma tabelinha, geralmente atrás da embalagem, com várias especificações. Mas, será que você já parou para tentar entender o que significa?

Mediante determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, as indústrias de alimentos são obrigadas a informar quais são os componentes dos alimentos que vendem. Seu objetivo é regulamentar e adequar à forma como os alimentos são comercializados, com a ideia de promover dietas mais saudáveis, equilibradas e reduzir os riscos de desenvolver alergias e outras doenças crônicas. No mínimo, mesmo que você continue comprando alimentos nem tanto saudáveis, tem a oportunidade de, pelo menos saber, que não é saudável. 

Ocorre que nem todas as pessoas entendem muito bem como é que funciona, porém, com alguma informação a respeito, você verá que é mais fácil do que imaginava ler e interpretar a rotulagem nutricional. Sem contar que muitas marcas tendem a manipular suas embalagens dizendo que o suco é do bem, que o biscoito é integral, etc. Mas, não acredite só lendo as embalagens, acredite apenas nas informações da rotulagem. Entender isso é essencial para manter bons hábitos alimentares. 

O que eu costumo sempre dizer para meus pacientes é que nós precisamos criar o hábito de olhar a rotulagem para sabermos quais ingredientes foram usados, que quantidade de gordura e de sódio foi levada porque tem alimentos como o refrigerante, por exemplo, que é doce, mas que contém muito sódio. O sódio é uma espécie de conservante que é vastamente usado para aumentar a vida de prateleira dos alimentos.  Quando falamos de sódio, costumamos nos lembrar de somente o sal de cozinha, mas na verdade os produtos industrializados e embutidos tem uma quantidade enorme de sódio. 

Só para vocês terem uma ideia, eu tinha uma paciente que não sabia o motivo pelo qual a sua pressão arterial estava sempre elevada se ela fazia todas as suas refeições seguindo o plano alimentar que passei para ela. No entanto, ela achava que não faria mal algum usar estes tabletes de temperos prontos em substituição aos temperos naturais e então quando ela voltou para uma consulta tive a oportunidade de explicar a ela que estes temperos industrializados tem uma alta concentração de sódio e que provavelmente este aumento da pressão dela estava acontecendo por isso. Dito e feito, minha paciente cortou esse mau hábito e nunca mais teve problemas com oscilações na pressão arterial. Temos que ficar de olho senão é a nossa saúde que sai prejudicada. 

Dica Para Manter Hábitos Saudáveis:


Uma dica bastante válida é saber que na tabela de informação nutricional, a ordem da lista de ingredientes vem sempre com os que têm em maior quantidade, ou seja, se no rótulo o alimento já vem com açúcar ou gordura no topo da lista, você já deve ter em mente ele estes são os ingredientes principais, logo, tornando aquele produto menos saudável. 

Precisamos observar a questão da gordura trans, muito usada em produtos industrializados, pois funciona também como uma espécie de conservante e proporciona mais sabor e crocância aos alimentos, porém isso faz muito mal para a saúde, então se a gente conseguir ler os rótulos nós conseguiremos escolher produtos mais saudáveis. 

Saber o que cada alimento que você compra no mercado contém é tão importante quanto iniciar uma reeducação alimentar. Eu poderia dizer que ambos os hábitos precisam andar juntos para o sucesso do aumento da sua qualidade de vida, bem como emagrecimento.







Luma Monteiro é Nutricionista e empresária na Minha Nutri, assessoria em nutrição focada em ações sustentáveis para empresas. Possui graduação em Nutrição e MBA em Gestão da qualidade e Sistemas integrados QSMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário