Renda Extra

27/03/2017

Os perigos de acreditar nas dietas malucas da internet


Hoje em dia tudo ficou mais fácil com o advento da internet. Claro que a vida facilitou muito, principalmente para quem gosta de ter acesso a novas receitas, novas formas de preparar os alimentos, entre tantas outras dicas de vida saudável e bem estar.

No entanto, o que venho percebendo durante todo este tempo é que muitas pessoas não conseguiram desenvolver seu senso crítico e acreditam em tudo o que leem na internet e isto pode ser extremamente perigoso, afinal de contas, existem muitas dietas malucas que são propagadas sem o menor embasamento científico e isso pode gerar muitos transtornos e doenças.

Dieta da Bola de Algodão e seus perigos para a saúde:


Até bem pouco tempo atrás a gente via a dieta da bola do algodão ser propagada com uma velocidade enorme e tivemos muitos casos de adolescentes comendo algodão embebido de suco de laranja com o objetivo de emagrecer.

E este é um exemplo esdrúxulo, pois logo de cara conseguimos perceber que nesta dieta tem alguma coisa de errado. O algodão não é um alimento, o adepto a este tipo de dieta corre o risco de ter desnutrição, pois não há nenhum tipo de nutriente presente no algodão para alimentar um organismo.

Sem contar que a fabricação do algodão, justamente por não ser um alimento, contém diversas substâncias químicas maléficas para a saúde. Obviamente, o fabricante de algodão não tem que se preocupar com a ingestão de sua matéria prima. No entanto, muitas pessoas com distúrbios alimentares ainda realizam a dieta da bola do algodão.

E esta não é a única dieta que pode causar problemas de saúde em uma pessoa. Até mesmo as dietas malucas que privam a ingestão de certos alimentos podem desencadear uma série de problemas, pois o corpo o humano precisa de todos os tipos de nutrientes para se manter saudável, inclusive das gorduras boas, dos carboidratos e das proteínas. Por isso, corra das dietas que impedem a ingestão destes componentes.

Todo o tipo de radicalismo é ruim:


Consultar um nutricionista especializado é essencial para o sucesso de uma dieta. Ficar magro é uma questão de atitude e as pessoas precisam entender que é possível emagrecer comendo. No entanto, o caminho mais cômodo é ainda o mais atraente e não se medem esforços para conseguir o corpo ideal o mais rápido possível, mas se esquecem de que o trabalho depositado para esta finalidade é essencial para o sucesso do processo de perda de peso.

Desconfie das dietas que prometem milagres. Emagrecer não é por acaso, é uma consequência dos hábitos saudáveis que você passa a adotar e praticar. Pensem nisto.



Luma Monteiro é Nutricionista e empresária na Minha Nutri, assessoria em nutrição rj focada em ações sustentáveis para empresas. Possui graduação em Nutrição e MBA em Gestão da qualidade e Sistemas integrados QSMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário