Renda Extra

09/03/2018

Filmes para inspirar as crianças

Despertar o interesse pela leitura não é uma tarefa simples para os pais, afinal a responsabilidade não pode ficar só com a escola. E quanto mais cedo esse hábito for consolidado melhor! Além de ser essencial para a vida de qualquer pessoa, a leitura é uma forma de entretenimento, estimula a criatividade e desperta a capacidade de crítica. 

Mas forçar a criança a ler não é uma boa escolha, pois há um grande risco do efeito ser o contrário, ao invés do interesse pode ser criado um bloqueio muito difícil de vencer. E como já dissemos é tarefa dos pais continuar a incentivar os filhos em casa, comprando livros educativos, fazendo horários da leitura e até contando histórias na hora de dormir. 

E como estamos na era do audiovisual o cinema pode ser uma ferramenta de peso para ajudar nesse trabalho. As novas gerações tem uma facilidade incrível de familiarização com imagens e tecnologia, portanto mostrar as adaptações literárias para o cinema é uma ótima maneira de abrir as portas para o universo da leitura

Separamos algumas dicas de filmes para crianças e jovens se interessarem mais pelos livros e pela leitura, confira: 

O Contador de Histórias (2009)
Classificação indicativa: 14 anos

O filme é a biografia de Roberto Carlos Ramos, um educador e contador de histórias mineiro. A história começa mostrando a sua infância, quando aos seis anos de idade ele foi deixado na Febem (Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor) por sua mãe. Ela acreditava que o filho teria um futuro melhor se ficasse no lugar, o que não aconteceu. Roberto tornou-se usuário de drogas e cometeu alguns delitos. 

Aos 13 anos e uma classificação de irrecuperável pela Fundação, Roberto conhece a pedagoga francesa Margherit Duvas, ela o cativa de tal forma que lhe dar um lar, o alfabetiza e o incentiva a estudar. 

Aqui nesse link você consegue assistir ao filme na íntegra.

O Vendedor de Sonhos (1998)
Classificação indicativa: 12 anos

Dessa vez temos uma obra inspirada no livro de Augusto Cury e uma produção genuinamente brasileira. O filme acompanha a vida do psicólogo Júlio César (Dan Stulbach), um homem com muitos problemas e totalmente desencantado com a vida. 

Prestes a cometer suicídio, Júlio é impedido por um morador de rua conhecido como Mestre. Desse momento em diante os dois constroem uma amizade e começam a buscar ajudar outras pessoas na mesma situação. O Vendedor de Sonhos põe em discussão a empatia, esperança e otimismo. 

Central do Brasil (1998)
Classificação indicativa: 12 anos 

Central do Brasil conta a história de Dora, interpretada por Fernanda Montenegro, que ganha a vida escrevendo cartas para os analfabetos que passam pela estação de trem no Rio de Janeiro. Uma mulher amargurada que sempre zomba das mensagens de afeto nas correspondências que escreve. 

Mas tudo muda quando Josué procura Dora para encontrar seu pai. A mãe do menino, que sempre escrevia cartas para o marido por intermédio de Dora, acaba de falecer e cabe a mulher ajudar o garoto a encontrar o pai que nunca conheceu.

A Menina que Roubava Livros (2013) 
Classificação indicativa: 10 anos 

O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, onde a órfã Liesel Meninger, apaixonada pela literatura, passa a roubar todos os livros que encontra pelo seu caminho. Quando a menina é adotada, o seu pai a ensina ler e a aproxima de um escritor judeu que vive escondido no porão de sua casa. E é por meio da leitura que Liesel foge um pouco do mundo de horror em que vive e nutre esperanças por dias melhores. 

O filme é a adaptação de um livro e é um tributo ao poder transformador da leitura. 

O Bosque Animado (2001)
Classificação indicativa: Livre

A animação espanhola também é baseada no livro homônimo de Wenceslao Fernández Floréz de 1943. E conta a história de uma floresta que se transforma em um lugar mágico todas as noites, quando os humanos não estão por perto. 

Porém, certo dia um poste telefônico é instalado no meio da floresta, deixando todos os animais confusos. Uma obra cheia de aventura, aborda temas como amizade, coragem e ambientalismo. 

E aí gostou das nossas indicações? O que vocês acham de incentivar as crianças com o cinema? Conta pra gente nos comentários! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário