17/04/2018

Anel ou Aliança de Noivado?

O costume de usar o anel ou a aliança de noivado é bem antigo e também uma tradição. Somente as mulheres usam o anel e os homens permanecem todo período do noivado sem o acessório no dedo, adotando a aliança apenas após a cerimônia de casamento.

Segundo uma lenda Egípcia, o anel / aliança simboliza a eternidade que devido ao seu formato circular (não tem começo e nem fim) e seria a continuidade e devoção do amor ao longo da vida. 
No entanto, na Grécia Antiga também já persistia essa tradição, onde a amada era presenteada com a joia para simbolizar o pedido de casamento, tanto o homem quanto a mulher usariam a aliança para o resto de suas vidas.

No século XI, a Igreja Católica reconheceu a importância do símbolo, mas apenas no século XVI as alianças e os anéis de noivado passaram a fazer parte das cerimônias de casamento.

Anel x Aliança de Noivado

Como falado anteriormente, a principal diferença é que somente a "noiva utiliza o anel" durante o período de noivado. A joia por sua tradição, representa o Pedido de Casamento.

O anel de noivado mais clássico é conhecido como Solitário, levando um ou mais diamantes, não importando o tamanho das pedras.



As alianças de noivado já representam o marco em que o noivo passa a usar a joia após a cerimônia, (caso os dois optem por seguir o antigo costume). O modelo mais clássico seria o liso, não importando a largura da peça.

Porém hoje em dia, sempre fugimos dos clássicos e optamos pelas diferenciadas ou personalizadas: alianças mais largas, com ou sem diamantes, no ouro amarelo, branco ou rosê, gravadas externamente ou não, entre vários modelos.






Já no Brasil, o costume de usar o anel de noivado 
antes da aliança muitas vezes passa longe. 

A escolha dos noivos já é pedir em casamento com as próprias alianças que usarão durante toda a vida de casados. 

Quando o casal escolhe assim, eles usam a aliança na mão direita durante o noivado e mudam para a mão esquerda após a cerimônia (podendo mudar o par de alianças para o casamento e dispensando a de noivado), assim optam por um novo modelo.

Mas então qual comprar?

A diferença entre as duas joias ficou bem clara, cada uma tem o seu momento e modelos tradicionalmente diferentes, então essa questão torna-se bem pessoal na hora da escolha.

Optar pelas alianças de noivado desde o pedido de casamento é uma ótima opção para quem não pode gastar muito. 

As alianças são perfeitas para gravação, para diferenciar tanto nas cores quanto nos modelos e serão utilizadas pelos noivos durante toda a vida de casados, afinal segundo os Egípcios, elas simbolizam a eternidade, continuidade e devoção do amor ao longo da vida.


Perfeito não? Meu noivo optou pelas alianças desde o pedido, a gravação é interna e não colocamos o nome, mas sim nossos apelidos. Então ficou toda personalizada ao nosso gosto.

A Lojas Rubi é ótima para essa escolha, podemos personalizar à nossa maneira e ainda contamos com a opinião de especialistas. Além disso, o atendimento é perfeito e tiraram todas as dúvidas que tivemos. O melhor de tudo e o que nos agradou muito foi ter qualidade e preço justo ao mesmo tempo.

Vale à pena conferir os modelos e presentear a quem se ama com joias de perfeita qualidade, afinal é algo que vai durar para o resto da vida e para quem gosta de repassar para outras gerações, essas alianças são ideias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies