07/05/2018

Saúde Bucal - Tratamento da Saburra Lingual

Tratar a língua branca, conhecida também cientificamente pelo nome de saburra lingual, de fato, é um dos primeiros passos para combater o mau hálito.

Existem vários mitos sobre o tratamento da língua branca, que atinge 80% dos casos dos indivíduos com halitose, segundo estudos. Neste post, iremos discutir:

Mau hálito Causas;
Mau hálito Língua;
Quais as principais Causas do mau hálito na língua;
Saburra lingual.

A halitose, conhecida também como mau hálito, consiste em um problema que afeta 40% da população brasileira.

O mau hálito não pode ser tratado como uma doença, já que o mau hálito é um sintoma de que tem algo de errado no corpo humano.

A saburra lingual, também conhecida como língua saburrosa, língua esbranquiçada ou língua branca, é acúmulo de restos alimentares, bactérias e células originadas da descamação dos tecidos orais. É eleita uma das principais causas do mau hálito.

De maneira geral, a língua branca ocorre no dorso (parte posterior) da língua. O metabolismo bacteriano que acontece naquele local resulta em gases CSV (compostos sulfurados voláteis) que originam o mau hálito.

Por qual motivo este problema deixa a língua com aspecto branco?

A "mudança de cor" da superfície da língua é provocada pelo depósito de resíduos alimentares associado à diminuição do fluxo de saliva na boca e uma descamação fora do normal dos tecidos da boca.

Neste período, há uma proliferação bacteriana que, além da formação de gases CVS, existe a geração de uma camada branca na superfície lingual.

Há muitos fatores que promovem a mudança do fluxo salivar, como por exemplo:

Pouca ingestão de água ao longo do dia;
Alguns tipos de medicamentos;
Remoção das glândulas salivares;
Tratamentos com radioterapia nas regiões da cabeça e pescoço.
Outras circunstâncias que originam a formação da saburra lingual, tornando a língua branca e contribuindo para o desenvolvimento do mau hálito.

Existem outras situações que podem ajudar para a mudança negativa do fluxo de saliva e o aumento da descamação dos tecidos bucais, contribuindo para a formação da língua branca:

Usar aparelhos dentários;
Alguns hábitos como morder bochechas, lábios e canetas;
Ronco;
Respiração bucal;
Uso de enxaguantes bucais com álcool;
Problemas no sistema digestivo;
Refluxo gastroesofágico;
Doenças sistêmicas (Diabetes Mellitus).

Como Evitar o aparecimento 
da língua branca?

Identificando a existência, é hora de cuidar a saburra lingual e tratar a halitose. Existem muitos artifícios que podem e DEVEM ser usados para combater a saburra lingual e recuperar a aparência saudável da língua.

Higiene da língua à partir do uso do limpador lingual

O primeiro passo para controlar a saburra lingual é a remoção mecânica da sujeira na língua pelo uso limpador de língua, que nada mais é do que um objeto que permite a limpeza da língua.

O movimento do limpador lingual deverá ser feito no sentido póstero-anterior (de trás para a frente), como o objetivo de remover o conteúdo contaminado (que deixa a língua branca), que causa a halitose e o aspecto pouco higiênico da superfície da língua.

É necessário também, caso exista este problema, identificar outras causas que ajudam algum agente que ajuda diretamente na formação da saburra lingual, como medicações que reduzem o fluxo salivar na boca.

A escova de dentes poderá ser usada para deixar mole a saburra lingual, porém é fundamental usar o limpador de língua também.

Contudo, não é recomendado higienizar a língua com a escova de dentes pois a escova de dentes nem tem a forma ideal como pode provocar maior ânsia de vômito no indivíduo.

Determinadas escovas de dentes apresentam, na parte de trás da cabeça, um limpador de língua, que também pode ser usado para tratar a saburra lingual, contudo, conhecendo que, pelo fato do tamanho do limpador de língua ser bem menor, é necessária uma limpeza mais demorada.

Lembre que, sempre que for higienizar a língua, deve-se escovar com muito cuidado para não ocasionar agressões aos tecidos. A ideia não é limpar até que sangre.

Doenças associadas à língua branca

A língua tem, na sua superfície, pequenas entradas conhecidas sulcos, que podem alojar uma quantia grande de bactérias.

Estas bactérias poderão ocasionar desordens que vão mais além do que apenas a formação do mau hálito:

Problemas cardíacos;
Problemas estomacais;
Problemas no sistema respiratório (como pneumonia);
Partos prematuros;
Problemas de saúde bucal (ex.: gengivite).

Na internet, é possível encontrar diversas "receitas caseiras" para combater a saburra lingual.

De fato, há chás ou ervas que podem contribuir para o combate da saburra lingual, porém, nunca de forma isolada, pois não existem comprovações científicas eficientes.

É fundamental utilizar métodos confirmados cientificamente e utilizados no dia a dia do dentista para conseguir sucesso no tratamento da língua branca e no mau hálito.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies