03/09/2019

Cachaça Artesanal x Cachaça Industrial

A cachaça é um tradicional destilado do nosso país e reconhecido internacionalmente como a bebida brasileira.

A produção influencia de forma admirável para que o sabor do produto se destaque de um jeito bem distinto. Essa maneira é conhecida como cachaça ou aguardente.

Sim, existe uma diferença entre as duas e muitos se confundem com essa relação e é onde nos leva a associar as Cachaças Artesanais (usam-se cachaça) e as Cachaças Industriais (usam-se ardente).

Para facilitar, a determinação é a seguinte: A aguardente é um termo técnico encontrado nas bebidas industrializadas, com adição de açúcar, mas para a legislação tanto aguardente quanto a cachaça são a mesma coisa, já que um produto que é produzido por uma destilação do mosto fermentado da cana-de-açúcar será considerada aguardente de cana ao contrário da cachaça onde seu termo baseia-se para a bebida produzida à partir da cana-de-açúcar, exclusiva do Brasil.

Cachaça Artesanal

Bebidas ou comidas artesanais ganharam destaque no paladar por terem muito mais sabor e serem mais gostosas. Em se tratando da cachaça artesanal, toda a preparação conta para que a bebida seja muito mais agradável durante a degustação.

O segredo para que a apreciação seja mais satisfatória é a utilização do Alambique de Cobre. A produção dessa forma proporciona sabores ricos e sutis, além do aroma e da cor que fazem toda a diferença. 

Cachaça Industrial

Esse tipo de bebida teve grande capacidade de expandir-se no mercado internacional e por isso não podemos desvalorizá-la. 

Para simular o alambique de cobre, são colocadas placas desse material dentro das colunas para destilação, assim consegue-se aproveitar seus efeitos. 

A cachaça industrial é mais barata e mais simples já que seu processo de separação ao final da produção é menos complexo. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies