Renda Extra

30/08/2019

Harmonização Facial: Saiba o que pode ser Mudado nesse Processo

Diversos procedimentos podem ser realizados para tornar a face mais harmônica. 

A harmonização facial é um tratamento estético que ganha cada vez mais adesão devido envolver diferentes técnicas com o objetivo de uma aparência mais satisfatória e alinhada com as expectativas do paciente.

No tratamento de harmonização facial o cirurgião plástico realiza uma avaliação completa da face, podendo alterar diferentes aspectos que causem a insatisfação do paciente, unindo tratamentos.

Para tal é realizada uma avaliação inicial para verificar quais procedimentos possibilitam os resultados almejados. Assim, cada tratamento de harmonização facial é personalizado de acordo com as necessidades identificadas.

A seguir conheça quais procedimentos podem ser realizados visando uma face mais harmônica e resultados mais satisfatórios para o paciente.

Quais procedimentos fazem parte da harmonização facial?

A harmonização facial pode ser realizada com tratamentos cirúrgicos e não-cirúrgicos, a partir das demandas identificadas.

A extensão de procedimentos que podem ser associados é o que permite que o resultado atinja as expectativas do paciente por corrigir diferentes características indesejadas.
Conheça a seguir os principais tratamentos estéticos e odontológicos que fazem parte da harmonização facial.

Tratamentos odontológicos

O sorriso é um aspecto central para uma face mais harmônica, sendo que cuidar para que ele fique esteticamente mais agradável faz parte dos procedimentos possíveis. Entre eles estão:

  • clareamento: visa um sorriso mais bonito, podendo ser realizado o tratamento a laser ou o caseiro, de acordo com a recomendação do dentista;
  • aparelho: o uso de aparelho pode ser necessário para alinhar os dentes, melhorando o aspecto do sorriso e inclusive corrigindo problemas da dentição, como mordida torta;
  • facetas e lentes de contato dental: são tratamentos que visam dar uniformidade à cor e formato dos dentes, deixando o sorriso mais agradável.

Ocorrências como bruxismo e dores orofaciais também podem receber atenção durante o tratamento, melhorando aspectos estéticos e funcionais.

Aplicação de toxina botulínica 

A aplicação de toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox, é um procedimento para amenizar as rugas dinâmicas, como as que surgem ao redor dos lábios e dos olhos e que se intensificam com a contração dos músculos faciais.

Cada vez mais o tratamento também é recomendado para prevenção das rugas, mantendo a jovialidade facial por mais tempo e retardando o surgimento de marcas mais profundas.

A toxina botulínica atua como um bloqueador neuromuscular impedindo que a contração muscular se realize, o que reduz as linhas de expressão.

Preenchimento facial com ácido hialurônico

O envelhecimento facial também causa a perda de volume da face, como nas bochechas, lábios, além do surgimento de sulcos.

O procedimento recomendado para esses casos é o preenchimento facial com ácido hialurônico, que atrai água à região tratada, aumentando o volume e estimulando a hidratação e firmeza na pele.

A substância é usada para aumentar o volume labial e para corrigir imperfeições próximas dos lábios, mas também para amenizar sinais como o sulco nasogeniano, chamado de bigode chinês.

Fios de sustentação

O tratamento de lifting com fios de sustentação pode ser recomendado como parte da harmonização facial para amenizar principalmente os sinais de envelhecimento da face e flacidez em menor grau.

O fio é feito de ácido polilático, sendo absorvível em até 18 meses. Ele possui cones que garantem a tração da pele aumentando a fixação no tecido subcutâneo.

O tratamento estimula a produção de colágeno, entretanto, mesmo após a absorção do fio, ainda garante que os benefícios resultantes do aumento do colágeno produzido pelo corpo permaneçam.

Rinomodelação

A rinomodelação é um tratamento não cirúrgico que pode ser realizado como parte da harmonização facial com o objetivo de alterar o formato do nariz.

Destaca-se que as modificações são temporárias, pois é utilizado o ácido hialurônico para moldar o nariz. A substância é reabsorvida pelo organismo.

Devido à centralidade do nariz, as alterações estéticas nele têm grande impacto na harmonização facial.

Bichectomia

A bichectomia é um tratamento cirúrgico que pode ser realizado na harmonização.

Ela consiste na retirada do acúmulo de gordura na região abaixo das bochechas, sendo que a intervenção proporciona um resultado definitivo.

O procedimento afeta a estética da face, pois as bochechas têm um papel central em uma aparência mais harmônica. Além disso, o tratamento pode gerar benefícios funcionais para quem costuma morder a parte interna da boca.

Redução da papada

A redução da papada é outra opção de procedimento incluso na harmonização facial. Ela pode ser realizada por meio de uma mini lipo, realizando a aspiração da gordura localizada na papada com uso de cânulas.

Como benefício obtém-se um resultado permanente, melhorando a aparência e proporcionando equilíbrio à face.

Lifting facial

Outro tratamento cirúrgico e definitivo é o lifting facial. Por meio dele ocorre a remoção do excesso de pele e gordura da face, melhorando a flacidez. Além disso, ocorre o reposicionamento das estruturas, tornando os elementos faciais mais simétricos.

Essa opção é indicada quando procedimentos menos invasivos não geram o efeito desejado, como em pessoas mais velhas e com maior flacidez ou gordura facial.

Para definir quais os melhores tratamentos estéticos na harmonização facial, como preenchimento, rinomodelação, bichectomia, clareamento dental, entre outros é essencial consultar um cirurgião plástico de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário