23/05/2020

Pós operatório durante isolamento social: Como manter os cuidados e a rotina médica

Entenda a importância de realizar as recomendações de 
pós-operatório mesmo no isolamento

Com as medidas de isolamento social cada vez mais rígidas a fim de evitar a propagação do novo coronavírus, a principal recomendação é que quem puder, deve ficar em casa, respeitando as orientações de saúde. 

No entanto, para quem passou por um procedimento cirúrgico recentemente e ainda está no processo de recuperação, é necessário seguir as recomendações a risca e redobrar a atenção durante a pandemia. 

Além das orientações comuns de pós-cirúrgico, os pacientes que se encontram nessas condições precisam seguir recomendações extras para evitar tanto a contaminação pelo vírus, quanto possíveis complicações na cirurgia. 

Sendo assim, reunimos uma série de dicas para ajudar a quem está passando por este momento delicado. Confira!

Mantenha o Distanciamento Social

A primeira e mais importante dica é respeitar o isolamento social. Os pacientes que saíram recentemente de uma cirurgia devem ser isolados para evitar a contaminação do coronavírus. 

Isso porque, o sistema imunológico nestes casos já está teoricamente comprometido com a cicatrização do local operado, passando pelo processo de resposta endócrino-metabólica ao trauma, se tornando mais suscetível a complicações. 

Para quem não mora sozinho ou precisará de cuidados especiais pós cirurgia, como é o caso da mamoplastia ou colocação da prótese de silicone em que a paciente não pode realizar movimentos bruscos com os braços, a dica pedir para que a pessoa siga as recomendações de saúde: 

  • Assim que chegar, colocar as roupas para lavar na área de serviço;
  • Ir direto para o banho para realizar a higienização do corpo e principalmente das mãos com água e sabão; 
  • Higienizar os locais onde encostou como portas e maçanetas; 
  • Evitar contato físico. 


Além disso, é importante não receber visitas 
durante o período para evitar a contaminação.

Siga a risca as recomendações médicas

Para garantir o sucesso da sua cirurgia é importante seguir todas as recomendações médicas e, durante o isolamento é necessário ter cuidados redobrados nesta questão. 

Em geral, para a maioria dos procedimentos as medidas são as mesmas, no entanto, o ideal é sempre perguntar ao médico sobre cuidados específicos de acordo com a cirurgia realizada. 

Dentre as principais recomendações, podemos destacar: 

  • Faça o repouso pelo tempo necessário para que o corpo possa se recuperar;
  • Evite banhos longos;
  • Não coce o local da cicatriz;
  • Mantenha uma alimentação saudável e balanceada para ajudar na cicatrização;
  • Beba bastante água para evitar edemas e retenção de líquido;
  • Evite a exposição solar durante o período de cicatrização;
  • Suspenda o uso do tabaco nos primeiros 30 dias de pós-operatório;
  • Evite esforço físico na recuperação;
  • Faça a troca dos curativos de acordo com as recomendações;
  • Utilize apenas os medicamentos prescritos pelo médico.


Como ficam as consultas de retorno?

Após uma cirurgia, é comum que os pacientes tenham que retornar ao médico para verificar se a recuperação está correndo bem e se não há nenhuma complicação com o procedimento. 

A fim de evitar a exposição dos médicos e pacientes, muitos consultórios têm optado por realizar a consulta de retorno através de videochamadas online. 

A utilização das plataformas digitais para atendimento de pacientes recém operados tem sido uma saída para que a paciente continue recebendo as orientações médico, sem que para isso precise sair de casa. 

No entanto, para que isso dê certo é preciso estabelecer uma relação de confiança entre o profissional e o paciente, a fim de garantir que apesar da distância, o atendimento seja feito com a maior qualidade possível. 

Outra dica importante é para que os pacientes anotem todas as suas dúvidas e questionamentos antes mesmo da consulta começar. Assim, você evita esquecer perguntas importantes e ainda otimiza o tempo do atendimento. 

Além disso, é fundamental ser sincero com o médico sobre os hábitos no pós-cirúrgico. Só assim ele poderá entender qual a melhor forma de conduzir os próximos passo, caso algo dê errado. 

Para pacientes que passaram por um procedimento que exija sessões de drenagem linfática - como a lipoaspiração, o recomendado é aguardar o isolamento passar para realizar a técnica. 

Caso seja extremamente necessário, procure marcar horários em clínicas que estejam seguindo as recomendações de saúde, com profissionais que usem todos os paramentos para evitar a contaminação.

O mesmo vale para os pacientes que deverão usar máscaras de proteção e portar o álcool em gel antisséptico 70% para higienização das mãos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies