Renda Extra

08/11/2020

Rinoplastia: Como saber se este Procedimento é o Ideal para mim?

A rinoplastia melhora a aparência, resgata a autoestima e aprimora a saúde por meio da remodelação estrutural do nariz, trazendo melhorias estéticas e auxiliando no alívio de desconfortos respiratórios.

Para compreender melhor se esta cirurgia é indicada para você, é importante conhecer um pouco mais sobre as indicações da rinoplastia e em quais situações ela pode ser útil.

Mas lembre-se, a avaliação médica é o fator determinante para a indicação correta do procedimento!

Para quais problemas estéticos a rinoplastia é indicada?

A rinoplastia é predominantemente um procedimento estético, mas pode também desempenhar importante papel na manutenção ou na recuperação da saúde de uma pessoa.

Se tratando da questão da beleza, da busca por traços faciais harmônicos e delicados, a rinoplastia tem muito a acrescentar. Há diversas características de um nariz as quais podem ser incômodas para um indivíduo, e o procedimento existe justamente para resolver esta questão.

Mas, de quais características indesejadas estamos falando?

A cirurgia de nariz é responsável por realizar melhorias nas seguintes situações:
  • Dorso alto;
  • Extremidade (ou ponta) “gordinha” do nariz;
  • Extremidade (ou ponta) caída do nariz;
  • Nariz inclinado — levemente ou não — para o lado esquerdo ou direito, ou seja, quando não é retilíneo, seja por genética ou por algum acidente;
  • Nariz que não é simétrico, ou seja, grande ou pequeno demais em relação ao restante do rosto do paciente.
Para quais problemas de saúde a rinoplastia é indicada?

Como dito anteriormente, a rinoplastia não serve somente para a correção de imperfeições relacionadas à beleza. Existem também importantes indicações de tal procedimento para a solução de problemas de saúde.

A rinoplastia é comumente usada para a correção de:
  • Desvio de septo nasal — situação relativamente comum, na qual ocorre um deslocamento lateral da parede entre as narinas;
  • Presença da chamada carne esponjosa nas cavidades nasais.
Estas duas questões constituem problemas de saúde sérios, ainda que não excessivamente graves. Ambas podem ser enfrentadas através da rinoplastia.

A partir de qual idade pode-se fazer uma rinoplastia?

Há relativo consenso de que não se deve fazer uma rinoplastia em uma criança, a não ser que o problema seja realmente grave e incômodo para a menina ou menino. Nas crianças os ossos faciais encontram-se longe de estarem totalmente formados e consolidados. Convém esperar, neste caso.

A rinoplastia é indicada a partir dos 16 anos de idade. Deste ponto da vida em diante, considera-se que o período de crescimento e desenvolvimento de ossos e cartilagens dos pacientes tenham chegado ao fim. Já é possível a realização da operação.

O que esperar da rinoplastia?

A face de uma mulher ou a de um homem é o primeiro indicador sobre tal pessoa que épercebido pelas demais. Sua face é seu cartão de visitas. E o nariz é um dos elementos que mais se destacam no rosto.

Nos casos de indicação de rinoplastia por questões de saúde — como em desvio de septo nasal ou carne esponjosa —, a operação é altamente indicada. Trata-se de intervenção cirúrgica simples, de baixíssimo risco, e que resolve tais problemas.

Esteticamente, a rinoplastia tem se provado um instrumento de grande eficácia para a melhora da aparência e autoestima do paciente. Existindo o desejo e estando o cirurgião plástico de acordo, é também operação altamente indicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário