21/12/2020

Empréstimo Consignado: O que é e Cuidados

 

Também conhecido como crédito consignado, é um empréstimo direto onde as parcelas são retiradas da folha de pagamento da pessoa física.

A conduta é o comprometimento de até 35% da renda mensal do solicitante, ficando 30% na forma de empréstimo e 5% de saque no cartão de crédito consignado. 

O usuário pode solicitar o empréstimo consignado em bancos, seguradoras ou financeiras. A duração não pode ultrapassar 96 meses para servidores públicos federais e 72 meses para aposentados e pensionistas do INSS.

Para quem empresta, o crédito consignado é bem seguro, pois a cobrança é totalmente automática. Essa prática é possível até para pessoas com inadimplência no SPC ou Serasa. 

Cuidados ao contratar um Empréstimo Consignado


Dinheiro com bancos ou instituições financeiras
- o consumidor pode conseguir taxa de juros menores, atendimento de qualidade, melhores condições e o mais importante que é o crédito seguro.

Simule e pesquise antes - não tenha receio em pesquisar, perguntar ou desconfiar. Muitos bancos permitem simulações online e facilita a vida do consumidor. Com as simulações, pode-se comparar várias taxas de juros e prazos.

Pesquise também o histórico do banco, verifique se há reclamações e descubra o nível de satisfação dos clientes anteriores e atuais. Assim tomará a melhor decisão.

Dinheiro fácil? Desconfie - sejamos sinceros, não existe isso de dinheiro fácil, sempre haverá algo por trás de promessas vazias. 

Informação de dados - verifique a idoneidade do banco ou instituição financeira, segurança do envio das informações e utilização dos dados.


Leia ante de assinar - tenha tempo e paciência para ler o contrato antes de assinar, caso não compreenda o que está documentado peça a um especialista que o ajude no entendimento.

Nenhum documento em branco deve ser assinado. Verifique valores, taxas, prazos, parcelas (tanto valores como vencimentos), tudo deve ser conferido antes.

Valor como garantia - não caia nessa, não pague nenhum valor para garantir crédito. A cobrança de valores antecipados para simular ou liberar um crédito consignado é proibida e precisa ser denunciada.

Contrate o valor necessário - não deixe que insistam contigo no momento em que pegar o empréstimo. Adote apenas o necessário e atente-se para os pagamentos em dia. Não se enrole.

Serviços adicionais - não contrate nenhum serviço adicional sem necessidade, afinal essa prática não é obrigatória.

Dinheiro dentro do prazo - confira se o valor caiu corretamente em sua conta dentro do prazo estabelecido. Informe sobre algum erro imediatamente caso o dinheiro liberado seja diferente ou inferior do contratado.

Descontos no contracheque - não podem ocorrer divergências nos descontos, as taxas e demais cobranças são pré-fixadas, por isso os valores das parcelas serão os mesmos do princípio ao fim, sem alterações.

O empréstimo consignado deve ser sempre de uma forma transparente e segura para o cliente, não aceite informações contraditórias e nem que confundam durante o processo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies