13/09/2021

Infertilidade? Conheça os tratamentos para ajudar a engravidar


Alguns casais, depois de meses ou anos tentando, sem sucesso, uma gravidez, procuram ajuda profissional. Está cada vez mais comum, felizmente, a confiança dos casais em procurar esse tipo de ajuda, assim como está cada vez mais eficaz a solução medicinal para a infertilidade.

Por muito tempo, a busca por tratamento para engravidar era vista como uma responsabilidade da mulher. Contudo, esse cenário tem mudado devido a maior conscientização dos homens de que muitas vezes é ele quem necessita de algum respaldo médico.

Diagnóstico e tratamento de infertilidade em homens

Há várias causas de infertilidade, e a maioria delas pode ser identificada a partir de exames médicos. Algumas principais causas de infertilidade em homens são:

  • Endometriose;
  • Adenomiose;
  • Miomas;
  • Pólipos;
  • Laqueadura;
  • Vasectomia;
  • Varicocele.

O tratamento para engravidar também é variado, tanto para homens quanto para mulheres. Em homens, os tratamentos comuns são:

  • Cirurgia: em caso de varicocele, por exemplo, que é a maior causa de infertilidade nos homens;
  • Tratamento hormonal: no caso de homens que não produzem espermatozoide suficientes por causa de alguma deficiência hormonal;
  • Medicamentos: em caso de infecção no aparelho reprodutor, por exemplo, pode ser recomendado o uso de antibióticos.

Infertilidade nas mulheres

O tratamento para engravidar, nas mulheres, pode ir além de cirurgias, tratamento hormonal e medicamentoso. Às vezes, regular a menstruação já facilita a gravidez, mesmo que o casal ou indivíduo esteja fazendo tratamento para engravidar.

Principais técnicas de Reprodução Humana

Há diversos tipos de tratamento para engravidar, que são recomendados de acordo com as especificidades de cada paciente. Para além dos tratamentos aqui já citados, como cirurgia, hormônios e medicamentos, há as técnicas de reprodução humana.

Como o nome já diz, essas técnicas são tratamentos para engravidar só que de maneira assistida, isto é, com acompanhamento médico. Algumas das principais técnicas de reprodução humana são:

  • Inseminação artificial: é feita a partir de medicamentos que induzem a ovulação. Paralelo a esse procedimento, é feita a retirada de sêmen do homem para introdução na mulher, em seu dia mais fértil. Além de ser um procedimento mais acessível financeiramente, é uma das técnicas menos invasivas;
  • Indução de ovulação: é uma das técnicas mais simples e recomendadas pelos ginecologistas. É simples porque esse tratamento para engravidar pode ser feito pela ingestão de medicamentos via oral. É recomendado quando a mulher tem diagnóstico do anovulação, por exemplo;
  • Coito programado: é um tratamento complementar da indução de ovulação. Consiste em saber, por meio de exames de ultrassom, o dia exato que a mulher está ovulando e priorizar relações sexuais nesse período;
  • Fertilização in vitro: geralmente, quando não há sucesso nos outros tratamentos para engravidar, é realizado o procedimento de indução da ovulação, aspirando os óvulos da mulher e coletando o sêmen do homem. Após isso, são selecionados os melhores óvulos e espermas, e por via de proveta se faz a junção. É feito o acompanhamento, por médicos especialistas, do crescimento e desenvolvimento das células no zigoto. Os melhores embriões são transferidos para o útero da mulher, após cinco dias.

Portanto, mesmo se você apresentar um diagnóstico de infertilidade, procure um especialista para iniciar seu tratamento para engravidar. Seu sonho de gerar uma vida é possível!


E-book Gratuito

Baixe o e-book sobre Reprodução Humana da Bedmed e saiba como realizar o sonho de ser mãe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies