Saiba qual é a melhor opção e como escolher de acordo
com a sua realidade financeira.
De fato, trata-se de uma dúvida que permeia gerações, afinal, é uma decisão complexa, que envolve uma série de fatores que precisam ser analisados individualmente.
Os custos para ambos os casos podem ser altos e devem ser considerados antes de tomar qualquer decisão, afinal, seja qual for a escolha, você vai precisar de um bom planejamento financeiro para colocá-la em prática.
Veja a seguir uma série de informações que podem esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo a dar esse passo tão importante da sua vida!
Quais são as vantagens de comprar um imóvel?
Realizar o sonho da casa própria é, sem dúvidas, um dos maiores desejos dos brasileiros. Ter algo que é seu, além de te dar mais liberdade para deixar o imóvel do jeito que sempre sonhou, é considerado um excelente investimento a longo prazo.
Isso porque, todo valor pago - seja no financiamento ou no pagamento à vista da propriedade - é revertido apenas para seu usufruto, sem deixar de mencionar a valorização dos imóveis.
Outro benefício está diretamente relacionado à estabilidade proporcionada por estar vivendo em um lugar que já é seu, sem riscos de ter que sair do imóvel a pedido do proprietário.
E quais são as desvantagens?
Embora seja vantajoso em muitos aspectos, é preciso mencionar que o valor pago por um imóvel é sempre bem mais expressivo, o que pode acabar complicando sua situação financeira, caso a compra não seja bem planejada.
Os custos envolvidos - entrada, financiamento, pagamento de evolução de obras (caso compre um imóvel na planta) - devem ser analisados com cautela, pois comprometerão boa parte da sua renda.
As altas taxas de juros igualmente acabam sendo um impeditivo quando o assunto é comprar um imóvel novo. Isso porque, essas taxas podem acabar triplicando o valor, o que representa uma dívida ainda mais alta em seu nome.
Além disso, deve-se considerar também os valores destinados à reformas, reparos e manutenções, o que no caso do aluguel, por exemplo, já não acontece, uma vez que o locatário deve se responsabilizar por tais demandas.
Quais são as vantagens de alugar um imóvel?
Em contrapartida, quem opta por alugar um imóvel ao invés de comprar consegue tomar a decisão e dar um primeiro passo para sua independência muito mais rápido do que de outra forma.
Embora o processo para locar uma residência seja moroso, não se compara ao da compra de um imóvel, se tornando uma opção mais prática e viável a curto prazo.
A flexibilidade de poder se mudar e encontrar um imóvel que encaixe às suas necessidades também é uma das inúmeras vantagens atribuídas à modalidade.
Com valores expressivamente menores do que os de um financiamento, optar pelo aluguel te permite se organizar financeiramente e se programar para um investimento futuro, que pode ou não ser realizar o sonho da casa própria.
Os custos relacionados às reformas e manutenções, conforme explicamos acima, são inteiramente do proprietário, de modo que não comprometerão seu orçamento, caso surja algum imprevisto.
E quais as desvantagens de alugar?
A instabilidade de estar em uma propriedade que não é sua, é sem dúvidas, uma das maiores desvantagens associadas ao aluguel de um imóvel. Afinal, você está, de certa forma, à mercê do proprietário.
Embora exista um contrato previamente estabelecido, o dono do imóvel pode solicitar que o mesmo seja desocupado a qualquer momento, o que não aconteceria se o imóvel fosse seu.
Limitações para decorar e deixar a casa de acordo com as suas preferências são igualmente vistas como desvantagens, uma vez que não permitem a personalização do lar.
Como saber qual o melhor para o meu caso?
Se você está em dúvida e ainda não conseguiu decidir o que fazer, confira algumas dicas para tomar a decisão certa de acordo com a sua realidade.
Avalie sua situação financeira
Faça um mapeamento de todas as suas despesas (fixas e variáveis) a fim de identificar o orçamento que você tem. Considere também os investimentos, fundos e poupança para descobrir o que é economicamente melhor para sua situação atual.
Se você dispõe de uma boa quantia, que servirá de entrada na compra de um imóvel, talvez comprá-lo seja uma boa opção. Contudo, não deixe de avaliar se as parcelas caberão no seu orçamento, sem comprometer as despesas já calculadas.
Se no planejamento, perceber que a compra ainda não está ao alcance das suas mãos, não se desespere. Como mostramos acima, morar de aluguel tem sim suas vantagens e você pode se ajustar a essa realidade.
A probabilidade de encontrar um imóvel que seja a sua cara é alta, uma vez que a oferta de imóveis disponíveis para locação é considerável.
Seja qual for a sua decisão, uma solução que pode te apoiar muito nesse momento é usar um guarda tudo sempre que precisar mudar ou encontrar um novo lar. Isto lhe deixará livre para escolher o tamanho do imóvel e preço que mais cabe no seu bolso.
Vale lembrar que essa é uma importante decisão na sua vida, que deve ser tomada com cautela e planejamento, para que enfim possa ser feliz no seu novo lar: seja ele alugado ou comprado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário