31/05/2022

Conheça as praias mais queridas do Brasil

 


Os melhores destinos para quem busca boas praias com ótimas opções de gastronomia, hospedagem e lazer


Que o Brasil é dono de algumas das praias mais bonitas do mundo, isso você já sabe.

Mas quais são os destinos mais amados do país? Não apenas em beleza, mas também em relação à toda experiência do visitante, incluindo gastronomia, hospedagem e pontos turísticos?


Veja a lista abaixo e já prepare o seu roteiro de viagens!


Praia do Espelho – Porto Seguro, Bahia

Vizinha de Trancoso e Caraíva, a Praia do Espelho é um dos pontos turísticos mais populares de Porto Seguro.

As piscinas naturais são os principais atrativos. Junto às falésias em belíssimos tons de vermelho, bege, ocre e cor-de-rosa, a praia é perfeita para quem gosta de passar horas na água. A paisagem fica ainda mais paradisíaca com a presença dos coqueirais e o rio que deságua no oceano.

Aos que preferem silêncio e tranquilidade, recomenda-se seguir para o lado direito da faixa de areia. Nesta região, o meio-ambiente é mais selvagem e ainda mais preservado. No entanto, o mar é mais agitado, então é bom tomar cuidado. À esquerda ficam os quiosques, pousadas e restaurantes.

E falando em gastronomia, o carro-chefe da região, naturalmente, são os frutos do mar. Os estabelecimentos mais famosos são o Restaurante da Silvinha, Maion e Bistrô do Oswaldo.

Praia do Toque – São Miguel dos Milagres, Alagoas

São Miguel dos Milagres não é apenas um dos destinos mais badalados do Nordeste, mas de todo o Brasil.

As praias de Alagoas dependem bastante do estado da maré. Para chegar até as piscinas naturais, é necessário que o volume de água esteja baixo. Na Praia do Toque, isso deve estar nas condições adequadas para passear de jangada e conhecer o mar verde e cristalino.

Para quem gosta de aventura, fazer snorkeling e observar as diversas espécies de peixes é quase uma obrigação. Também é possível contratar a assistência de mergulhadores profissionais para uma experiência mais completa.

Existem pousadas na beira da praia, mas é importante destacar que as ruas são de areia, então é importante tomar cuidado com os pertences. Também há casas para locação nos arredores.

A maioria dos lugares para comer fazem parte das pousadas, como o restaurante da Origami ou da Wassu.

Maresias – São Sebastião, São Paulo

Muito se engana quem pensa que o estado mais populoso do Brasil é inteiramente urbano. São Paulo tem opções incríveis de praias, especialmente no litoral norte.

A 160 km da capital paulista, Maresias é perfeita para o surfe. O Canto do Moreira, localizado na extremidade direita da praia, é o lugar preferido dos praticantes profissionais e amadores. Foi ali que o surfista Gabriel Medina iniciou sua carreira.

Para as pessoas que só querem curtir o sol e a brisa do mar, podem se posicionar mais à esquerda e aproveitar um clima mais tranquilo. 

Conhecer os pontos turísticos mais bonitos requer a contratação de passeios de lancha – a partir de R$30. Os trajetos têm como destino final a Ilha dos Gatos, Ilha das Couves, Ilha do Montão do Trigo, Arquipélago de Alcatrazes, etc.

Diferente das praias dos tópicos anteriores, Maresias tem uma variedade maior de gastronomia. Além dos frutos do mar, é fácil encontrar pizzas, hambúrgueres, esfihas e comida caseira. Os preços também variam bastante – os restaurantes beira-mar costumam ter preços mais salgados.

Praia da Joaquina – Florianópolis, Santa Catarina

Também conhecida pelos moradores como Joaca, a Praia da Joaquina é muito frequentada por surfistas, sendo a sede de várias competições nacionais e internacionais.

As dunas também são bastante famosas, consideradas as melhores do sul. Ali, é praticado o sandboard, uma espécie de surfe na areia para quem prefere não se aventurar na água.

Apesar de ser bastante frequentada por atletas e um público mais jovem, também não deixa as famílias na mão. Aos apreciadores da natureza, vale a pena acordar mais cedo e assistir o nascer do sol no aglomerado de rochas à esquerda da praia.

Para comer, o Restaurante do Maurílio e o Pedra Careca são muito bem avaliados. Já o Bar de Raiz é um dos lugares favoritos para curtir a vida noturna – e também fica perto de outros estabelecimentos populares no centro da Lagoa.

As opções de hospedagem são abundantes: hotéis, pousadas, hostels, casas e apartamentos para locação.

Praia da Barra – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Quando o assunto são as praias do Rio, Copacabana e Ipanema costumam vir à mente, mas a Praia da Barra também é um dos locais mais amados pelos cariocas.

Mais tranquilo que Copacabana, o bairro da Barra da Tijuca é ótimo para quem quer ter diversas atividades a seu alcance, mas sem abrir mão de um ambiente mais calmo e seguro.

Os 18 km de extensão de areia permitem que os banhistas peguem aquele bronze na areia, pratiquem esportes, caminhem pelo calçadão ou pedalem na ciclovia. Pertinho dali fica a Lagoa de Marapendi, uma faixa de água doce rodeada por vegetação do mangue e Mata Atlântica.

Para um passeio fora da areia, vale visitar o Museu do Futebol, Fundação Cidade das Artes, Sítio Burle Marx ou fazer compras no Barra Shopping – onde há várias opções de alta gastronomia.

Com pousadas e grandes hotéis, uma alternativa de hospedagem na Praia da Barra que se destaca é o day use, que permite que os hóspedes de um hotel usem todas as dependências comuns do estabelecimento sem a necessidade de reservar um quarto.

Assim, é possível curtir um dia inteiro em uma das praias mais famosas do Rio, aproveitar os benefícios de um hotel – piscina, spa, sauna, restaurantes – e ainda economizar no passeio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies