Renda Extra

28/10/2022

Use a oratória para impulsionar sua carreira

 


Entenda aqui a importância da oratória e conheça 3 grandes figuras importantes no mundo que utilizam essa técnica com maestria! Confira!

Sabemos que o ser humano é essencialmente social. Isto é, vivemos em sociedade e precisamos conviver diariamente com pessoas. Nesse contexto, a comunicação funciona como a principal forma de interação com os outros.

Portanto, falar de oratória e comunicação significa falar de conexão e relacionamento. Isso porque a comunicação vai muito além das palavras que usamos. Até mesmo calados, estamos nos comunicando por meio de nossa postura, nossa imagem, nossas expressões.

Na prática, a habilidade mais valorizada no mundo todo é a de se comunicar bem. E isso não se aplica somente aos jornalistas, publicitários e marketeiros famosos. Afinal, em todas as áreas, as pessoas que mais se destacam e crescem são os comunicativos.

Quer entender melhor sobre esse conceito? Então, veja aqui como a oratória é tão poderosa atualmente e conheça 3 exemplos de figuras importantes que fazem uso dessa técnica com sucesso. Acompanhe!

O que é a oratória 

A oratória é a arte de falar em público. Essa técnica se refere a fala simples com desenvoltura, clareza e objetividade. Isso quer dizer que a oratória é uma habilidade que o locutor utiliza para envolver seu telespectador.

Deste modo, a oratória permite se comunicar com mais eficiência, faz com que as pessoas concordem com seu ponto de vista e até mesmo influenciar terceiros a realizar alguma ação, como a aquisição de um produto ou serviço.

No entanto, por se tratar de uma técnica, essa habilidade pode e deve ser aprendida. Assim, quem não possui segurança para falar em público se beneficia deste instrumento. Contudo, é importante entender que oratória se divide em algumas áreas, como:


  • Técnicas da fala:  trata dos elementos verbais, como o tom de voz, o sotaque, o aquecimento vocal, o vocabulário, entre outros.

  • Persuasão e negociação: questões de psicologia que agem nas decisões, resolução de conflitos e convencimento do interlocutor;

  • Técnicas do corpo: aborda a comunicação não verbal, os gestos, os movimentos, presença de palco, postura, entre outros;

  • Roteirização e didática: narrativas e roteiros estruturados, com base nos diversos perfis de aprendizagem, segundo a pedagogia.


Enfim, essas são algumas áreas da oratória. No entanto, existem outras nas quais podemos nos aprofundar, dependendo do objetivo de cada um. No tópico a seguir, conheça alguns exemplos de figuras importantes que usam com maestria essa habilidade. 

3 exemplos de figuras importantes que dominam a oratória 


Comunicadores de sucesso falam de maneira envolvente. Você compreende que uma mesma história pode ser contada por duas pessoas distintas e impactar de maneiras diferentes quem escuta? 

Isso porque, apesar de o conteúdo ser o mesmo, o jeito de contar, transmiti-lo é o que encanta, convence e envolve as pessoas. Pessoas que sabem se comunicar chamam atenção pelo modo apaixonado que falam de suas experiências, criando vínculos.

Com base nisso, vejamos 3 exemplos de figuras importantes que conseguem aumentar a emotividade e se aproximam do telespectador cada vez que falam. Confira!

Flávio Augusto

Com o lema: “Satisfeito sempre, conformado, jamais. Todo negócio se constrói botando a mão na massa, com atitude!” Flávio Augusto nasceu no Rio de Janeiro, em uma família de classe média baixa. Hoje, tornou-se um dos líderes mais admirados dos empreendedores.

Nesse cenário, seu primeiro grande destaque foi a fundação da escola de inglês Wise Up aos 23 anos. Em 2013, após virar uma holding, ele a vendeu para o Grupo Abril por R$877 milhões.

No mesmo ano, o empreendedor adquiriu o Orlando City Soccer Club, um clube norte-americano de futebol. Assim, contratou o jogador brasileiro Kaká. Flávio motiva seus ouvintes de maneira simples, buscando formas de aumentar a confiança da juventude.

Ricardo Amorim

Considerado pela revista Forbes, o economista mais influente do Brasil. O comunicador se destaca, sendo o único brasileiro a entrar para a lista dos mais importantes palestrantes mundiais do Speakers Corner. 

Com uma atitude firme em suas opiniões, sempre bem embasadas, demonstra uma visão perspicaz das possibilidades, formando seus argumentos por meio de cruzamentos de dados transversais. Assim, ele consegue falar de muitos assuntos de maneira não tendenciosa e independente.

Portanto, não é à toa que é considerado uma das cem pessoas mais influentes do país, e o brasileiro mais influente no LinkedIn, rede social de maior sucesso entre profissionais. Ricardo considera variáveis e tendências. Deste modo, conquista facilmente seus ouvintes.

Michelle Obama

Mais que uma comunicadora, Michele inspira quem a escuta. A primeira-dama quebrou a barreira de coadjuvante estereotipado ao seu status e envolveu muitas pessoas com sua oratória impecável.


Na verdade, ela se tornou uma protagonista, não apenas do feminismo, como da causa negra e antirracismo, por meio de seus discursos impactantes.  De maneira sutil e com clareza, ela comprova que é possível defender grandes causas sem usar de discursos de ódio.

Com suas falas sinceras e o olhar humanizado, percebemos que sua habilidade com a oratória é extrema. Deste modo, a líder transforma suas palavras em representatividade e inspira milhares de pessoas.

Como dominar essa habilidade tão valorizada

Sem dúvida, a técnica da oratória é útil, não só no mercado de trabalho e no crescimento da carreira como também nas esferas pessoais de nossa vida. Afinal, estamos nos comunicando o tempo todo.

Contudo, ter um tom de voz ideal e expor o conteúdo de maneira clara e convincente não é um milagre nem um dom. Mas sim, uma habilidade que exige treino, estudo e prática contínua. Portanto, existem quatro fatores básicos para obter um bom resultado na comunicação:


  • Articulação, fluidez e objetividade;

  • Consistência;

  • Tema definido;

  • Resultados.


Hoje, existem cursos online de oratória que auxiliam a desenvolver essa competência. Por meio deles, pessoas melhoram seu discurso e desenvolvem sua habilidade de se expressar bem em público, através do estudo de várias técnicas de comunicação.


Por exemplo, como alcançar o timbre ideal ou controlar a respiração entre a fala, entre outros fatores. Além disso, ao optar por um curso online com certificados, você consegue comprovar em seu currículo que possui uma das habilidades mais valorizadas atualmente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário