29/05/2017

Glutamato Monossódico e Ganho de Peso


De antemão podemos afirmar que sim, os alimentos congelados industrializados engordam. Um dos principais vilões para agravar a saúde das pessoas, bem como provocar o aumento de peso é o glutamato monossódico, mais conhecido como realçador de sabor.

Este componente é muito comum nos alimentos congelados industrializados, tais como lasanhas, frangos pré-cozidos, salgadinhos, pizzas e todos aqueles petiscos e lanches que encontramos na geladeira do mercado prontos para irem ao microondas ou forno. Além disso, o glutamato monossódico também está presente nas comidas de fast food e também na comida japonesa a fim de realçar o sabor e agradar o nosso paladar.

Para quem não sabe, o unami, palavra de origem japonesa, que tem o significado de ‘delicioso’ é o nome do quinto sabor descoberto pelo pesquisador Kikunae Ikeda, no século XX. O unami complementa os outros quatro sabores que já conhecemos: o amargo, azedo, doce e salgado.

Sendo assim, o glutamato monossódico é adicionado a estes tipos de alimentos a fim de fazer com que o unami seja ressaltado, para que todos sintam o sabor apetitoso dos alimentos congelados industrializados e continuem ingerindo-os de forma permanente, o que pode gerar uma série de agravamentos para a saúde.


Riscos Para a Saúde das Comidas Congeladas Industrializadas:


No entanto, como sabemos, as comidas congeladas industrializadas são igualmente famosas por serem responsáveis por causar doenças cardiovasculares, aumentar a pressão arterial e provocar a obesidade. Fatores aos quais podemos responsabilizar a quantidade de sódio e de gordura saturada, respectivamente. Veja aqui como montar um lanche saudável para seu filho levar para escola.

De acordo com a nutricionista Luma Monteiro “se faz imprescindível prestar atenção nos rótulos dos alimentos. Se você perceber que o primeiro componente é açúcar, carboidrato ou gordura saturada fuja deles, pois é regra dos rótulos conter em ordem crescente os ingredientes que tem maior concentração no alimento, além do glutamato monossódico”, ou seja, quando você pega um produto no mercado e o primeiro ingrediente da lista é um destes descritos acima, não consuma, pois é problema na certa.

Se você ainda está se perguntando o motivo pelo qual o glutamato monossódico é um grande vilão, saiba que este componente possui uma alta concentração de sódio, agindo também como uma espécie de conservante para aumentar a vida de prateleira dos alimentos congelados, que possuem prazos de validade extensos justamente por este motivo.


Conheça aqui a lista de alimentos que contém glutamato monossódico:


  • Molhos e condimentos prontos, enlatados ou instantâneos

    • Caldos para carnes, aves e peixes
    • Alimentos em conserva
    • Comidas prontas e congeladas
    • Salgadinhos industrializados como batatas fritas, cheetos e nachos
    • Carnes e linguiças curadas e defumadas
    • Temperos e especiarias prontos e industrializados
    • Comida congelada
    • Ketchup
    • Proteína vegetal hidrolisada
    • Sopas em pó ou enlatadas
    • Realçadores de sabor como Ajinomoto
    Logo, uma vez que uma pessoa ingere um alimento super delicioso, fica realmente complicado deixar de comer, afinal de contas, quem é que não gosta do que é bom? Contudo, o vício de comer fast food e alimentos congelados, bem como a falta de tempo em que a sociedade contemporânea convive, devido a empregos, faculdades, entre outros, acabam nos fazendo optar pelo o que é mais fácil de preparar, então dentro deste contexto, fica realmente complicado brigar contra uma comida que é gostosa e fácil de fazer.

    Apesar de toda a facilidade e praticidade que os alimentos congelados propiciam para uma pessoa, a questão da saúde é diretamente atingida, não obstante disso é que se começa a notar aumento exponencial de peso a partir desta dieta de alimentos congelados, bem como outros malefícios para a saúde, tais como:

    • Aumento do risco de obesidade infantil.
    • Problemas com infartos, AVC e hipertensão.
    • Aneurisma, demência e Mal de Azheimer.
    • Insuficiência renal crônica, retenção de líquidos.
    • Além de doenças respiratórias e alergias.
    • Palpitações, dores no peito e sudorese.
    • Dormência na boca e na garganta.

    A nutricionista Luma Monteiro recomenda que se cortem os alimentos industrializados por serem ricos em gorduras, açúcares, conservantes ou corantes, tais como: refrigerantes, salsicha, mortadela, achocolatados, enlatados, sorvetes, e outros, se a pessoa quiser emagrecer e manter a saúde em dia.
    Além disso, que se busque um profissional para elaborar um plano de alimentar personalizado conforme as necessidades de cada um, que seja capaz de nutrir corretamente um indivíduo, para que ele possa emagrecer com saúde dando prioridade aos alimentos in natura, que são os mais saudáveis e responsáveis por manter um corpo em seu peso ideal.

    A nutricionista Luma Monteiro faz atendimento e consulta personalizada domiciliar ou empresarial  nas áreas da Barra da Tijuca e Recreio.O orçamento do Personal Diet pode ser solicitado através do número 21 97686-0843 (ligação ou WhatsApp).

    Extraído do: http://www.blog.minhanutri.net/glutamato-monossodico/



    Luma Monteiro é Nutricionista e empresária na Minha Nutri, assessoria em nutrição focada em ações sustentáveis para empresas. Possui graduação em Nutrição e MBA em Gestão da qualidade e Sistemas integrados QSMS.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Política de Privacidade Política de Cookies