Renda Extra

30/07/2018

Dicas de Sustentabilidade e Reutilização de Materiais de Construção Civil

A reutilização de materiais 
é uma forma de economizar na obra

Muitas pessoas procuram por imóveis já prontos para morar nas imobiliárias. Porém, nem todos eles atendem as expectativas dos clientes. Dessa forma, tem crescido o número de projetos de construção civil que estão mais sustentáveis.

A sustentabilidade é palavra de ordem, não somente pelos problemas econômicos que o Brasil está passando, onde todos os recursos devem ser poupados ao máximo. Mas também pelas condições ambientais em que vivemos.

É hora de reaproveitar e pensar em soluções que melhorem a convivência do ser humano com o ecossistema. Por isso, separamos algumas informações importantes para mudar a relação da construção civil com o meio ambiente.

Por que pensar numa solução sustentável na construção civil?

A maior parte do lixo urbano produzido no país é oriunda da construção civil. Com isso, os restos da obra estão agredindo não somente o meio ambiente como o bolso. O desperdício do material gera gastos elevados em uma obra. Por isso, pensar na reciclagem dos materiais é a ideia que ronda as empresas.

Os restos da obra podem se tornar peças com valor comercial e, principalmente, diminuir os gastos com a decoração dos ambientes. O que antes era lixo, hoje tem se tornado arte. Por isso, é preciso repensar e reutilizar todos os materiais que não tem mais uso na construção civil.

5 dicas para reaproveitar 
o material da obra

1. Móveis novos

Muitos materiais utilizados durante a obra podem servir para fabricar os móveis da casa. A sobra de madeira pode se tornar bancos para os ambientes. Pedaços de concreto podem fazer parte da decoração. Basta criatividade e personalidade na hora de pensar a decoração do seu lar.

2. A decoração

Tudo que sobra de uma obra pode virar artigo de decoração. Garrafas PET, latas de tinta, canos de PVC, caixas de madeira. Esse material pode virar vaso, porta copos, mesas, caixas para organização. Deixe sua criatividade fluir!

3. Os pregos também têm espaço

Não jogue fora os pregos grandes, por exemplo, utilizados no decorrer da obra. Eles podem se transforam em penduradores espalhados estrategicamente pela casa.

4. Sobras de porcelanato

Depois de colocar o piso, muitos pedaços e peças inteiras de porcelanato podem sobrar da obra. Não jogue fora, decore mesas, armários e prateleiras. Esse material personalizar a decoração da sua casa.

5. Sobrou? Não usou? Venda!

Não contribua negativamente com o meio ambiente jogando seu entulho fora. O que não for utilizado na obra venda para outras empresas ou pessoas que saibam reaproveita-los da maneira mais eficiente.

O mercado sustentável está cada vez mais em alta. Artistas estão se destacando ao produzir peças com material oriundo do resto da obra, e são excelentes os resultados que estão sendo obtidos. Se você não souber o que fazer com os entulhos, deixe para quem saberá reaproveita-lo de uma forma eficiente.

10 dicas para tornar seu empreendimento mais sustentável

Muitas pessoas procuram por apartamento a venda , tanto para comprar imóveis novos quanto usados. Mas, da mesma maneira, tem crescido o número de pessoas que contratam construtoras para planejar sua nova casa de acordo com a sua expectativa e necessidade.

Por isso, cada vez mais os projetos sustentáveis estão sendo aprovados para economizar recursos e preservar o meio ambiente. Para quem está pensando em construir, separamos 10 dicas muito interessantes. Vamos lá?

1. Materiais com baixo impacto ambiental

Utilize materiais de construção que foram fabricados poupando os recursos naturais e que podem ser mais duráveis. Normalmente eles demandam de menos manutenção e reparos, por isso vale a pena a utilização.

2. Faça a gestão de resíduos

Na hora de planejar a obra, pense também em como será gerenciado o depósito do entulho produzido. O lixo da obra cria o maior impacto ambiental durante o processo, então planeje onde cada tipo de material será descartado antes mesmo de iniciar os trabalhos.

3. Use a tecnologia do telhado verde

Essa é uma boa opção sustentável, cobrir o telhado com uma camada de grama ou planta. Isso permite maior drenagem em períodos de chuva, além de melhorar o isolamento térmico da casa.

4. Crie bicicletários

Essa é uma iniciativa que incentiva a troca do carro por bicicletas. A ideia é diminuir a poluição causada pelos carros e veículos do transporte coletivo. Além de ser uma forma de utilizar os recursos financeiros.

5. Use energia renovável

Ante, durante e depois da obra utilize a energia renovável para reduzir os custos. Com as cresces altas no preço da eletricidade, uma forma de economizar é a utilização de painel solares para captação de energia, por exemplo.

6. Utilize iluminação natural

Ao planejar a obra busque criar ambientes que tenham grande incidência de luz natural para minimizar o consumo da energia artificial. Para iluminar ambientes utilize lâmpadas de baixo consumo de energia.

7. Isolamento térmico

Se você tem um terreno e vai iniciar uma obra , planeje em criar uma casa com isolamento térmico. Isso diminui a necessidade de utilização de aquecedores no inverno e ar condicionado no verão. O isolamento térmico cria uma sensação mais agradável dentro dos ambientes.

8. As cores e a energia

Parece até estranho, mas as cores podem economizar o consumo de energia. O preto, por exemplo, absorve muito calor, já o branco, mantém o ambiente mais gelado. Pense nisso hora de definir a paleta de cores do seu quarto e cozinha, por exemplo.

9. Reutilização de água

Essa técnica tem sido amplamente difundida e não necessita de altos investimentos. Além de diminuir os impactos ambientes, diminui a quantidade de água desprezado em vias públicas.

10. Construa uma casa ventilada

Essa é outra maneira de reduzir gastos a longo prazo. Pensar na ventilação dos cômodos diminui a criação e incidência de aparecimento de fungos pela umidade e também, diminui o consumo de ar condicionado e ventiladores.

Gostou desse artigo sobre a reutilização de materiais e sustentabilidade na construção civil? Então aproveite e compartilhe esse post com os seus amigos através das suas redes sociais.

*Créditos da imagem: Pexels.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies