18/12/2018

Conheça as melhores dietas para quem quer Emagrecer com Saúde

Emagrecer com saúde pode ser eficaz e prazeroso, desde que adotado o método certo. Veja 5 opções de dietas saudáveis!

O início de ano é um período campeão no desejo de emagrecer, entretanto, essa meta pode ser estipulada durante qualquer época do ano, desde que a saúde seja priorizada, escolhendo uma dieta mais saudável.

É bastante comum que as pessoas que querem emagrecer invistam na técnica de cortar tudo até perder peso e depois retomem os hábitos alimentares ruins. Essa prática, além de não funcionar pode causar o efeito sanfona, prejudicial à saúde e à aparência.

Conheça a seguir bons exemplos de dietas que podem ser seguidas se o objetivo é emagrecer mantendo a saúde!

5 dietas para emagrecer com saúde

No geral, as dietas mais saudáveis não são as extremamente restritivas, nas quais grupos alimentares inteiros são retirados da alimentação de um dia para o outro. Confira boas ideias de dietas a seguir para perder peso sem colocar a saúde em risco.

Dieta Low Carb

Uma opção bastante conhecida é a dieta low carb, ou cetogênica, que consiste na baixa ingestão de carboidratos (e não no corte deles).

O que ocorre é que os carboidratos simples, presentes em alimentos como massas, doces e industrializados são digeridos muito rapidamente pelo organismo. Esse efeito provoca a
elevação do índice glicêmico (açúcar) que pode resultar no ganho de peso.

Na dieta low carb é possível comer carboidratos sim, mas os complexos, que estão presentes nos alimentos integrais. Eles ajudam a acelerar o metabolismo, contribuindo para o emagrecimento uma vez que o corpo passa a retirar mais energia dos lipídeos.

Outro benefício é que esses alimentos são ricos em fibras, proporcionando uma sensação de saciedade, que evita a compulsão, e ajudam no funcionamento intestinal.

Dieta Dukan

Uma dieta um pouco mais radical, mas que garante a manutenção da saúde do adepto é a Dukan, desenvolvida pelo nutrólogo francês Dr. Pierre Dukan. Ela inclui quatro fases sendo que em cada uma é adicionado um novo grupo de alimentos.

1ª fase: chamada de “ataque” são permitidos 66 alimentos ricos em proteínas e indica-se a ingestão de bastante água. Te uma duração de até 7 dias;

2ª fase: mais 7 dias, sendo que a fase chama-se “cruzeiro”. Nesse momento são incorporados os legumes e verduras na dieta e apenas temperos como azeite, limão,
algumas ervas e vinagre balsâmico;

3ª fase: chamada de “consolidação” ela tem uma duração de 10 dias e nesse momento incluem-se queijos, carboidratos e pães integrais;

4ª fase: chamada de “estabilização”, ela dura o resto da vida, sendo permitidos todos os alimentos, desde que uma vez por semana seja retomada a primeira fase.

A dieta Dukan também inclui o consumo diário de três colheres de sopa de farelo de aveia e 20 minutos de caminhada todos os dias.

Dieta Mediterrânea

Uma das dietas mais saudáveis do mundo e que é conhecida por proporcionar longevidade aos adeptos é a mediterrânea que se baseia em ter como referência a dieta os povos
mediterrâneos que incluem a Espanha, Itália, Grécia e sul da França.

Essa dieta é rica em legumes, verduras, frutas, peixes, laticínios, azeite de oliva, nozes e em grão em geral, como grão de bico e lentilha. Além disso, um diferencial dessa dieta é o consumo de vinho tinto.

A dieta mediterrânea deve ser acompanhada de uma vida mais ativa, com a prática de exercícios físicos regularmente. Uma vez que não elimina nenhum grupo alimentar inteiro, ela tem mais chances de ser seguida corretamente.

O interessante é que, além de uma dieta com mudanças alimentares, trata-se de um novo estilo de vida, baseado em costumes mais saudáveis e naturais. Entre os benefícios, além da perda de peso, destaca-se a prevenção do diabetes e câncer e melhor funcionamento do coração e cérebro.

Dieta Dash

A dieta DASH foi criada pelo “National Heart, Lung, and Blood Institute” (NHLBI) nos Estados Unidos com foco nos hábitos alimentares do país e no combate à hipertensão. 

Ainda assim, ela também pode ser adotada no Brasil, principalmente por pessoas que cada vez mais têm hábitos semelhantes aos dos americanos.

Essa dieta inclui alimentos que possuem potássio, cálcio, proteínas e fibras, sendo as principais indicações as frutas, vegetais e grãos integrais. Deve-se optar por alimentos com baixo teor de gordura e que tenha proteína magra, como o frango.

Os alimentos que devem ser cortados são aqueles com alta concentração de calorias, muito doces ou gordurosos e também com sal. Esse guia ajuda no cálculo do consumo diário de calorias e alimentos mais indicados com base na idade e rotina.

Dieta Detox

Outra dieta comum entre os brasileiros é a detox, que consiste na desintoxicação do organismo ingerindo alimentos que ajudam na eliminação de substâncias prejudiciais. O
objetivo é manter-se saudável e perder peso.

Essa dieta prioriza o bom funcionamento digestivo e imunológico e também a aceleração do metabolismo, o que ajuda no processo de emagrecimento.

Apesar de o suco verde ser a principal referência da dieta detox, ela também é composta por sopas e saladas e pela inserção de alimentos das cores vermelha e amarela, como beterraba, abacaxi, melancia, morangos e outros.

Quais os riscos de uma dieta maluca?

Pode-se perceber, portanto, que existem diferentes dietas que podem ser adotadas para emagrecer sem colocar a saúde em risco, sendo possível escolher aquela que proporcionar
maior satisfação e que combina com o seu perfil.

Apesar das muitas opções saudáveis, muitas pessoas são seduzidas pelas dietas malucas pela crença de que o emagrecimento será mais rápido. Além de não ser verdade, esse tipo de dieta apresenta vários riscos à saúde, como anemia, depressão e ansiedade.

O risco é de não emagrecer, ou fazê-lo de uma forma prejudicial, ganhando peso novamente e mantendo um ciclo de insatisfação com o próprio corpo.

Caso você esteja insatisfeita com o corpo, o indicado é procurar uma clínica de cirurgia plástica sp, pois muitas vezes um procedimento estético associado a uma reeducação alimentar é a melhor opção para retomar a satisfação com a aparência.

Fontes usadas:

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/as-5-melhores-dietas-para-emagrecer-e-manter-a-saude/
https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/conheca-as-5-melhores-dietas-de-acordo-com-especialistas/
https://nadafragil.com.br/conheca-as-melhores-dietas-para-emagrecer-com-saude/
https://www.dicasdemulher.com.br/riscos-das-dietas-malucas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de Privacidade Política de Cookies