Renda Extra

28/05/2019

Quando a Fertilização in Vitro é indicada?

Há 40 anos, o nascimento do primeiro bebê de proveta no Reino Unido foi um acontecimento mundial. Foi o primeiro caso Fertilização In Vitro bem-sucedida, sendo que de lá para cá, mais de oito milhões de bebês nasceram com o auxílio da técnica de reprodução humana assistida, segundo dados da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.

Diversos fatores levam a milhares de casais a procurarem pela Fertilização in Vitro para a realização do sonho da maternidade, mas todos realmente sabem como o tratamento funciona e se realmente é indicado ao seu caso?

Confira a seguir as respostas às principais dúvidas acerca do tema!

O que é a Fertilização In Vitro?

A técnica de Fertilização In Vitro envolve a fecundação do óvulo em um ambiente laboratorial para a geração de um pré-embrião que é colocado na parede uterina para a continuidade da gestação.

Tanto a mulher quanto o homem devem fornecer material biológico — óvulos e espermatozoides — para manipulação deles em clínicas de reprodução humana. Hoje, técnicas avançadas permitem que uma biopsia seja feita nesses materiais, aumentando assim as chances de sucesso no tratamento.

A Fertilização In Vitro 
é recomendada para o seu caso?

A Fertilização In Vitro é recomendada para casais que não conseguem engravidar mesmo após outros tratamentos como medicação, mudança nos hábitos, ou inseminação artificial.

Em um tratamento tão complexo, saber a causa da infertilidade é fundamental para que a probabilidade de sucesso seja maior. Veja alguns exemplos de casos em que a Fertilização In Vitro pode ser bem-sucedida:

Alterações Tubárias

É nas tubas uterinas que acontece a fecundação e o desenvolvimento embrionário.

Mulheres que apresentam ausência, bloqueio nas tubas ou realizaram laqueadura são impossibilitadas de engravidar de forma natural.

Endometriose

A endometriose é um processo inflamatório que provoca danos às tubas uterinas e mudanças em sua anatomia, devido o crescimento de tecido endometrial fora do endométrio, resultando em uma inflamação na região afetada. Isso faz com que o transporte dos espermatozoides até o óvulo seja prejudicado dificultando a fecundação.

Além disso, a endometriose também pode prejudicar a qualidade dos óvulos, exigindo uma atenção especial do médico a esses casos. Idade avançada ou falência ovariana.

A idade é um fator que afeta a quantidade e a qualidade dos óvulos. Mulheres na faixa dos 40 anos ou mais têm mais dificuldade para engravidar por vias naturais. Em casos assim, é realizado um tratamento com hormônios para estimular a produção de óvulos antes de realizar a Fertilização In Vitro.

Tratamentos médicos e causas naturais, como a menopausa, podem fazer com que o corpo pare de produzir óvulos. Aqui, o tratamento de reprodução assistida é realizado por meio da doação de óvulos.

Fatores de Infertilidade Masculina

A Fertilização In Vitro também é recomendada quando o homem apresenta baixa contagem, ausência de espermatozoides ou é vasectomizado.

O tratamento pode ser associado a técnica ICSI (Injeção Intracitoplasmática) em que é realizada a extração dos espermatozoides e introduzidos os de melhor qualidade diretamente no óvulo.

Infertilidade sem causas aparentes

Em 10% dos casais, a causa da infertilidade não é determinada. Nesses casos, a Fertilização In Vitro é recomendada após o esgotamento de todas as alternativas como mudança de hábito, medicamentos e outros tratamentos de reprodução assistida.

Fertilização In Vitro passo a passo

O tratamento é iniciado com a estimulação dos ovários para a produção de óvulos. Após cerca de 10 ou 12 dias, os gametas femininos são retirados e armazenados.

O mesmo procedimento é realizado com os gametas masculinos. Os materiais são reunidos e os óvulos são fecundados em ambiente laboratorial gerando os pré-embriões que são transferidos ao útero, que foi previamente preparado pelo médico especialista em reprodução humana assistida.

Em poucas décadas, a taxa de sucesso da Fertilização In Vitro saltou de menos de 30% para aproximadamente 50% nas melhores clínicas. Entre os motivos para isso estão a maior qualificação profissional e avanços tecnológicos que permitem procedimentos cada vez mais personalizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário