A rinoplastia é o nome da conhecida cirurgia do nariz. Sua função é remodelar o nariz do paciente, podendo reduzir ou aumentar seu tamanho, modificar a forma da ponta, ou da ponte, bem como estreitar a largura das narinas, ou ainda mudar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.
De maneira geral, a rinoplastia tem foco em melhoria de problemas, sobretudo na autoestima e na imagem que o paciente tem de si mesmo. Ademais, tal intervenção cirúrgica, cada vez mais comum atualmente, também pode ser útil em questões de saúde, como promover a elucidação de problemas de respiração — quando feita em conjunto com uma cirurgia no septo nasal.
Afinal, quem é o responsável pela rinoplastia?
Indica-se fazer esse procedimento estético com um médico cirurgião plástico, de preferência especializado em rinoplastia. É muito importante salientar que a escolha de se fazer tal intervenção cirúrgica deve partir do paciente, e em seguida, seguir atentamente as instruções do médico responsável pelo caso sobre o pré e pós-operatório, por exemplo.
- Tiver uma expectativa realista quanto ao resultado da cirurgia;
- For fisicamente saudável;
- Seu crescimento facial já tiver sido finalizado;
- Você possuir ao menos 13 anos de idade.
Seja sincero com o seu cirurgião: ele irá te perguntar sobre sua saúde, seus hábitos, desejos e expectativas cirúrgicas.
É importante que o médico entenda o motivo pelo qual você deseja fazer a rinoplastia, bem como suas condições médicas, suas alergias a remédios, o consumo atual de medicamentos e vitaminas, consumo de álcool, tabaco e drogas, além de cirurgias anteriores.
É possível que o cirurgião vá examinar e medir o seu rosto e solicitar exames prévios. Converse de maneira aberta com o médico para discutir opções mais adequadas para que você alcance o resultado esperado.
Pré-operatório
O pré-operatório da rinoplastia inclui exames laboratoriais, ajuste de medicamentos consumidos e a interrupção ou diminuição de alguns hábitos em uma data bem anterior à da cirurgia. Além do mais, o cirurgião poderá solicitar que você evite a aspirina e alguns anti-inflamatórios, os quais podem aumentar seu sangramento.
No dia da cirurgia, você terá toda a orientação sobre tempo de jejum, medicamentos e banho.
Também será informado sobre o tipo de anestesia a ser aplicada durante a intervenção cirúrgica e receberá as instruções para o pós-operatório.
Pós-operatório
Em geral, o tempo do pós-operatório da rinoplastia dura cerca de 15 dias, em que pode ser necessário alguns cuidados, como dormir com a cabeça elevada e não utilizar óculos. Entre 7 e 15 dias depois da cirurgia, já é possível que o paciente retome suas atividades profissionais. Após um mês, é possível a liberação para a volta às atividades físicas.
Por aproximadamente três meses, esportes e atividades com risco nasal devem ser evitados. O paciente levará cerca de um ano para observar o resultado da rinoplastia, uma vez que sua recuperação é lenta e gradual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário