Renda Extra

01/05/2023

O papel da tecnologia na transformação da educação

 


Aplicar a tecnologia na educação pode ser transformador;
confira quais são os seus benefícios


O acesso à educação tem um papel decisivo e modificativo na realidade de vida de muitas pessoas. É graças a ela que novas oportunidades surgem e novos contatos são criados.

Nos últimos tempos, com os avanços tecnológicos, além de permitir maior inclusão entre os estudantes, o próprio perfil de quem estuda mudou.

É necessário estar sempre atento as melhorias que a tecnologia pode proporcionar para alavancar a transformação da educação.

Nesse artigo, trataremos da importância e da aplicação dos recursos tecnológicos no ensino, continue até o fim para entender!

Como a tecnologia revolucionou a educação ao longo dos anos?

Hoje em dia, quando falamos em tecnologia, é comum que pensemos em internet e aparelhos eletrônicos, certo? Contudo, a tecnologia pode ser pensada como qualquer invenção que modifique um conhecimento prévio a fim de melhorá-lo.

Quando o assunto é educação, por exemplo, vários foram os avanços tecnológicos que surgiram com o passar do tempo a fim de otimizar o ensino. Entre eles, podemos destacar desde o papel, a caneta e a lousa, até projetores e impressoras.

Desde o surgimento da pandemia do coronavírus, tornou-se quase inviável e impossível pensar em quaisquer atividades que não usem tecnologias digitais, o que não é uma exceção quando o assunto é o aprendizado.

Para que as aulas continuassem a ocorrer, as instituições, os professores e os alunos precisavam se reinventar e se adaptar ao novo modelo de ensino, que precisava ser inevitavelmente em ambiente digital.

Felizmente, ainda que a situação pandêmica tenha dado uma trégua, a educação em ambiente virtual ganhou espaço e está longe de se tornar um capítulo passado.

No ensino superior, por exemplo, a modalidade à distância já possui mais adeptos do que a modalidade presencial desde o ano de 2019. Esse fato se justifica não somente pela necessidade, mas também pela própria ampliação de um ensino de qualidade mais acessível.

Ainda que se pense em um modelo de ensino completamente presencial, os recursos tecnológicos digitais são muito utilizados, com o intuito de proporcionar aulas muito mais dinâmicas e interessantes.

Quais são os benefícios
da tecnologia na educação?

A utilização de ferramentas tecnológicas na educação pode ser transformadora e benéfica não só para os alunos, como também para os docentes. Separamos as principais vantagens. Veja quais são:

Maior acessibilidade

Provavelmente, a acessibilidade é uma das principais vantagens do ensino à distância, através de equipamentos eletrônicos como computadores, celulares e tablets.

A possibilidade de acompanhar aulas de casa ou de qualquer outro lugar com acesso à internet permitiu que o problema da evasão universitária fosse consideravelmente resolvido.

Isso porque, para estudantes que precisam trabalhar ou para aqueles que moram longe dos grandes centros e o custo e tempo de deslocamento era um empecilho ao estudo, passaram a ver no ensino à distância a solução e a possibilidade de seguir aprendendo.

Além disso, em razão dos preços normalmente serem mais atrativos e proporcionarem o acesso aos mesmos professores, mesmo materiais e mesmo diploma, pessoas em situação financeira menos abastada também conseguiram acesso a uma formação de qualidade.

Por fim, ainda no quesito acessibilidade, a tecnologia permite que pessoas com deficiência tenham uma experiência melhor na educação. Alguns exemplos disso são as videoaulas com legendas, os livros e os textos com letras ampliadas ou em braile, softwares de leitores de tela, utilização de objetos tridimensionais em aula, etc.

Possibilidade de assistir às aulas em qualquer tempo

Devido à rotina cheia de compromissos, muitas pessoas não conseguem frequentar presencialmente uma universidade, pois os horários costumam ser limitados.

No ensino à distância, além da possibilidade de assistir às aulas sincronamente, também é possível assistir as aulas gravadas, fazendo as pausas necessárias e consultando o professor em chats caso existam dúvidas.

Maior acesso a conteúdo digital

Antigamente, para que um estudante pudesse ter acesso a um conteúdo, era necessário passar horas em uma biblioteca ou gastar muito dinheiro na compra de livros didáticos.

Felizmente, a tecnologia também revoluciona a educação neste aspecto, uma vez que na internet e em livros digitais há uma infinidade de materiais acessíveis a um custo muito menor – quando não, gratuitamente – e de forma muito mais ágil.

Contato com professores renomados

Outro ponto extremamente vantajoso aos alunos é a possibilidade de ter contato e aprender com professores renomados, uma vez que a distância física é superada e mesmo residindo em outra cidade, estado e quiçá outro país, os cursos podem ser frequentados por qualquer um.

Maior acesso a recursos visuais

Também é graças a tecnologia que os recursos visuais chegam às aulas. Através de gráficos, tabelas, áudios, vídeos, exercícios interativos e outros, as aulas tornam-se mais interessantes e deixam de ser meramente expositivas, cujo intuito seja memorizar dados.

Como as instituições se beneficiam
da tecnologia?


As vantagens não são visualizadas somente pelos alunos, as instituições também são muito beneficiadas com o uso da tecnologia.

Entre os benefícios conquistados pelos avanços tecnológicos, podemos citar:

  • Aumento do interesse dos alunos;
  • Melhora na qualidade do ensino;
  • Comunicação mais estreita entre alunos e professores;
  • Menos evasão ao longo dos anos;
  • Maior autonomia aos professores;
  • Possibilidade de ofertar mais cursos, palestras e workshops;
  • Melhora no planejamento e na gestão.


A tecnologia é essencial na nova dinâmica da educação e é possível concluir que as instituições que oferecem uma vasta estrutura tecnológica, como é o exemplo da Universidade de Santo Amaro, se destacam entre os alunos e os profissionais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário